Ilha de Deus: um espaço para aprender e ensinar

Antônio Assis
0
A francesa Auriane Lamy, 18 anos, natural de Paris, destacou que chegou ao Recife sem falar nenhuma palavra em português, mas aprendeu várias com as crianças.

Larissa Rodrigues
Diário de Pernambuco

A Ilha de Deus, no Recife, tem sido palco para a troca de aprendizado entre estrangeiros e a comunidade local. Há dois meses, intercambistas de vários países começaram a dar aulas de línguas a crianças, jovens e adultos da Ilha. O projeto é da Associação Internacional de Estudantes em Ciências Econômicas e Empresariais (Aiesec), mas não se limita a alunos só dessas áreas, e sim de todas.

As aulas ocorrem no Centro Educacional Popular Saber Viver, de segunda a quinta-feira, todas as tardes. O clima de interação é visível, porque a troca de experiências não fica só no ambiente da sala de aula. Ao final de cada turno, estudantes e intercambistas conversam, brincam e até dançam. Trocam promessas de visitas aos países de origem dos professores. “A melhor parte é que a gente ensina um pouco de português e da nossa cultura, além de aprender sobre a cultura deles. Outro dia, ensinamos elas (as professoras) a dançarem”, contou Ivilin Ester Farias da Silva, 14 anos, estudante do 9º ano da Escola Estadual Gercino de Pontes.

A gerente de Experiência de Intercâmbio da Aiesec, Camila Diles, 22, detalhou o perfil dos intercambistas. São jovens com idades entre 18 e 30 anos, universitários ou concluintes de graduação nos últimos dois anos. Mas a característica principal dos integrantes do projeto, segundo ela, é a mente aberta. “São pessoas que querem compartilhar vidas”, destacou.

De acordo com Camila Diles, há jovens de mais de 120 países participando da iniciativa. Vêm da França, Turquia, Canadá, Egito, China, Argentina, entre outros. Atualmente, cerca de 100 intercambistas participam do projeto no Recife e Região Metropolitana, sendo 27 deles professores na Ilha de Deus. Em geral, os estrangeiros ficam hospedados em casas de família, mas 12 deles estão fixados na própria Ilha de Deus, no prédio do Centro Educacional.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)