Voluntários abrem casa de apoio a pacientes do Hospital do Câncer

Antônio Assis
0
A casa de apoio Casa de Mirella terá capacidade para abrigar cerca de 40 pessoas.
Foto: Fernando da Hora/JC Imagem

Maria Regina Jardim
JC Online

Pacientes do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), em Santo Amaro, área central do Recife, e acompanhantes que moram no interior do Estado poderão contar, a partir desta segunda-feira (20), com uma casa de apoio exclusiva em Olinda, na Região Metropolitana. A Casa de Mirella foi inaugurada na última quarta-feira (15) por voluntários da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer de Pernambuco e terá capacidade para atender 40 pessoas.

O local é voltado exclusivamente para pessoas em tratamento no HCP, um diferencial das outras casas de apoio que não abrigam apenas pacientes com câncer. “Até agora, os pacientes do HCP se dividiam em casas que não eram direcionadas para eles. Isso não é adequado por causa da imunidade necessária ao tratamento do câncer. Aqui, eles terão acolhimento com suporte de uma técnica de enfermagem voluntária e de uma equipe multiprofissional do hospital”, explica Maria da Paz Azevedo, coordenadora da Rede Feminina.

Com dois quartos (feminino e masculino), dois banheiros com acessibilidade, cozinha, refeitório, lavanderia, sala de leitura, área de recreação e escritório, o imóvel fica localizado na Rua Frei Afonso Maria, em Amaro Branco, e tem vista para o mar de Olinda. A ex-paciente do hospital e voluntária da Rede Janine Guerra acredita que a proximidade da praia pode ajudar no bem-estar e recuperação das pessoas com câncer. “Tenho uma história com a doença e atuo na área de auxílio a pacientes terminais. Sei que pequenas coisas, como o contato com a natureza, podem melhorar a autoestima das pessoas e renovar as esperanças”, afirmou.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)