PTB terá candidatura à Prefeitura do Recife em 2016, garante Armando Monteiro Neto

Antônio Assis
0
Armando Monteiro participou da festa do deputado estadual Álvaro Porto (PTB) e falou sobre o quadro político em Pernambuco e no Brasil. Foto: Divulgação

Tércio Amaral
Diário de Pernambuco

O PTB não vai vai ficar à margem no processo eleitoral do Recife no próximo ano. O senador licenciado e ministro do Desenvolvimento Armando Monteiro Neto declarou, ontem, que a legenda terá candidatura própria nas eleições de 2016 na capital pernambucana. “Teremos múltiplas candidaturas e o PTB vai estar na disputa com candidato, o que garantirá a ocorrência do segundo turno”.

Apesar do otimismo, o partido do ministro esbarra na falta de quadros políticos e na questão do tempo eleitoral. Caso o PT, seu maior aliado no estado, também mantenha o projeto de candidatura própria, o grupo de oposição ao prefeito Geraldo Julio, que deve disputar à reeleição, entrará enfraquecido na disputa. O nome mais cotado no PTB é do deputado estadual e líder da oposição Silvio Costa Filho.

A declaração de Armando foi dada durante a festa de aniversário do vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa, o deputado Álvaro Porto, também do PTB. O cenário do evento foi a cidade de Canhotinho, a 206 quilômetros do Recife, no Agreste. Nos bastidores da festa, outro assunto foi alvo de comentários dos convidados: a possibilidade da candidatura do deputado federal Jarbas Vasconcelos.

“Pelo o que tenho acompanhado, Jarbas não tem negado o interesse. Portanto, acredito que ele deve mesmo concorrer”, comentou Armando Monteiro Neto. Apesar de negar publicamente, aliados de Jarbas afirmam que o deputado estaria com as relações estremecidas com o prefeito Geraldo Julio. Uma eventual candidatura de Jarbas, que foi prefeito do Recife em duas ocasiões, foi levantada em junho deste ano pela coluna Diario Político, assinada por Marisa Gibson.

Outra presença na festa de Álvaro Porto foi do líder das oposições na Câmara Federal, o deputado Bruno Araújo (PSDB). O seu partido tem um cenário parecido com o do PMDB de Jarbas Vasconcelos: a aliança com o PSB no plano estadual. Os tucanos, no entanto, ainda estão na oposição no plano municipal. O PSDB ensaia a candidatura do deputado federal Daniel Coelho, que chegou a ser cotado como possível filiado do PTB caso o partido não queria entrar na disputa pela sucessão de Geraldo Julio.

Avaliação negativa e bastidores do PMDB

O ministro do Desenvolvimento Armando Monteiro Neto (PTB) está evitando agendas públicas em Pernambuco desde que assumiu o comando da pasta no início da segunda gestão da presidente Dilma Rousseff (PT). Em reserva, aliados de Armando analisam que, ao fazer parte do governo, o ministro estaria associando sua imagem a da presidente, que enfrenta uma queda de popularidade e altos índices de rejeição. Não seria, no entanto, uma forma de se proteger, mas de não alimentar uma agenda negativa, até porque obras federais, como o Arco Metropolitano, em Pernambuco, ainda engatinham em sua execução.

Em Canhotinho, Armando chegou a comentar o quadro da política nacional, com a possibilidade do vice-presidente da República Michel Temer assumir a presidência do PMDB. “A crise política acaba agravando a crise econômica. Temer tem sido muito correto com a presidente e, ao retomar o comando do PMDB, assegurará os ajustes necessários para a superação da crise política. O sentimento é que ele retorne ao comando do partido, o que trará o PMDB para a base de apoio do governo. Ao se ajustar a política, a economia vai se ajustando”, avaliou.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)