Medida atende determinação do MPPE
Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade e Transportes do Paulista deram início nesta segunda-feira (13.07) a ação educativa que visa coibir o estacionamento no entorno e dentro da Praça João XXIII, no Centro da cidade. Durante a ação, os profissionais da prefeitura colocaram cones ao redor da área de convivência e orientaram os condutores sobre a proibição. A mudança também altera o estacionamento nas vias que dão acesso ao local. O trabalho atende a uma determinação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
Com a iniciativa, os condutores ficam impedidos de deixar o veículo no pátio e junto ao meio-fio que contorna a praça. No lado oposto, ou seja, em frente aos pontos comerciais e residências da via, o estacionamento fica liberado. A medida contempla a rua que leva o mesmo nome da praça, no acesso à Junta Militar, e a Travessa Siqueira Campos, que fica em frente à Câmara de Vereadores da cidade. No caso da Rua do Sossego, também conhecida por Rua das Portas, os condutores não podem estacionar o carro em frente aos estabelecimentos comerciais no perímetro da praça.
LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO – De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CBT) estacionar o veículo no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre; sobre ciclovia ou ciclofaixa; bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público é considerada uma infração grave. A multa é de R$ 127,69. O condutor que desrespeitar a legislação de trânsito ganha cinco (5) pontos na Carteira Nacional de Habilitação, e tem o veículo removido do local. Aqui em Paulista o automóvel é levado ao depósito da Secretaria de Mobilidade e Transporte.
Foto; Jorge Macrino
Assessoria de Comunicação - Imprensa Paulista