De bike é muito mais saudável

Antônio Assis
0
Francisco Gomes pedala 25 quilômetros por dia. Foto: Julio Jacobina/DP/DA Press

Diário de Pernambuco

A bicicleta, quando usada como meio de transporte, tem sido aliada na luta contra a obesidade e o sedentarismo. Utilizar a bicicleta para se locomover na cidade tem trazido tantos benefícios que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a Holanda, onde a mobilidade urbana não motorizada é incentivada, será o único país da União Europeia que não verá as taxas de obesidade da população crescerem nos próximos 15 anos. E isso se deve em parte ao hábito de pedalar. 

No Recife, 19% dos maiores de 18 anos estão obesos segundo dados de abril do Ministério da Saúde. Ainda de acordo com o MS, a capital está entre as dez cidades brasileiras com maior índice de pessoas com excesso de peso e é a terceira capital com maior índice de taxa elevada de colesterol. 

O gasto calórico de quem está dirigindo é muito baixo. São cerca de 150 calorias por hora. Segundo o cardiologista Marconi Gomes, especialista na área de esportes, se uma pessoa tem 70kg e caminha 5km, com uma passada de 0,5 metro, ela gasta cerca de 300 calorias a 350 calorias. “Se a pessoa for de bike para a mesma distância, vai gastar em torno disso ou um pouco mais, principalmente se o relevo for significativo”, afirma o médico, que realiza pesquisa na área de mobilidade urbana ativa e saúde. O médico ressalta, contudo, que a quantidade de calorias gasta não é o mais importante. “Estar se exercitando em detrimento de estar sedentário dentro do carro é mais relevante”, defende o médico. 

Continue lendo:

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)