Esgoto em praias de Jaboatão dos Guararapes "não tem jeito"

Antônio Assis
0
Elvis de Lima
JC Online

Mais de um ano após a conclusão das obras de engorda das praias de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, a orla continua recebendo dejetos de prédios da orla sem nenhum tratamento. Mesmo com investimentos que ultrapassaram os R$ 40 milhões, vários trechos da orla apresentam problemas desde o término dos serviços, em outubro de 2013. 
Água do mar neste trecho é considerada imprópria para banho pela CPRH
Água do mar neste trecho é considerada imprópria para banho pela CPRH
Foto: Manoel Tabosa/Ademape
Um dos trechos mais críticos fica no bairro de Barra de Jangada, na Travessa Telópidas, bem próximo à antiga Marina dos Mares. Devido à grande quantidade de esgoto despejado na área, a água do mar é considerada imprópria para banho pela companhia Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). De acordo com um relatório realizado entre os dias 21 e 27 de novembro, existem mais dois pontos de contaminação em Jaboatão dos Guararapes, localizados na praia de Candeias.
A dona de casa Terezinha Moreno, 65 anos, acredita que o "problema de esgoto na praia de Barra de Jangada não tem jeito. Eles deveriam ter feito alguma coisa antes da engorda. Eu moro aqui há 30 anos e tenho a minha fossa em casa. Mas muitos desses prédios jogam o esgoto na rede que vai parar aqui nessa parte da orla", lamenta a aposentada. Ainda de acordo com Terezinha, a areia da engorda só durou cinco meses, mesmo a obra tendo uma garantia de até 5 anos.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)