Campanha incentiva doações, mas sem gelo no balde

CicloVivo

O desafio do Balde de Gelo viralizou em todo o mundo e vem sendo compartilhado no Brasil por famosos e anônimos. Os números revelam o sucesso da campanha que visa ajudar a pesquisa sobre a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica): mais de 2,4 milhões de vídeos postados e 28 milhões de pessoas comentando sobre o assunto.
Embora a causa seja nobre, o Brasil, atualmente, sofre com a falta de água, fazendo com que o projeto tenha um efeito colateral: o desperdício de água. Recentemente, o jornal NY Times informou que o desafio já desperdiçou cinco milhões de litros de água. Esse montante equivale a 16 milhões de copos de água para beber e daria para lavar dois milhões de mãos, dar 833 mil descargas e tomar 111 mil banhos.

Imagem: Divulgação
Preocupadas com esses números, a agência de publicidade NBS e a OndAzul, ONG fundada por Gilberto Gil, criaram o movimento Balde Vazio. O projeto incentiva a doação, porém sem o desperdício. A instituição doou 500 reais para a causa, mas sem desperdiçar uma gota de água.
Através do site www.baldevazio.com.br, criado pela NBS, as pessoas podem enviar o seu vídeo em que apareçam derramando um balde vazio sobre a sua cabeça ou encontrar os dados bancários para fazerem uma doação para a ALS Association, fundação que ajuda a arrecadar fundos para pesquisas sobre a ELA.
A ONG ainda dá uma lista com dez motivos para não desperdiçar água, entre eles está o fato de que um bilhão de pessoas no mundo ainda não têm acesso à água potável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Paulista, Ramos define turismo como uma das prioridades no programa de governo

Bolsa Família não retira mulheres do mercado de trabalho, diz FMI