Ketheryne Mariz
Folha de Pernambuco
Voluntários plantaram, na manhã desta quarta-feira (16), 10 mil mudas de árvore às margens do rio Botafogo, no Engenho Mussupe, em Igarassu. A ação foi planejada por meio do projeto Reflorestart, que traz como slogan “Em uma hora, a floresta nasce, e a natureza agradece”. Mudas como o ipê roxo, ipê amarelo, jacarandá, peroba, urucum foram cultivadas em 7,5 hectares da área.
Para que isso fosse possível estudantes, colaboradores e representante de ONGs tiveram que ter muita disposição e paciência, a chuva atrapalhou um pouco e fez com que o evento acontecesse uma hora depois do previsto.

Mobilizando crianças, jovens e educadores de escolas públicas de Itapissuma, Araçoiaba e Igarassu, o projeto visa uma prática cultural, social e educacional pensando na sustentabilidade. “Esta é uma experiência bem-sucedida e o estado precisa de mais ações assim. É importante entendermos que desenvolver a educação ambiental é uma forma de encontrar o equilíbrio para o desenvolvimento” afirmou o secretario de meio ambiente de Pernambuco, Carlos Cavalcanti. A prática voluntária objetiva, por meio de mutirão, o reflorestamento de matas ciliares. A estimativa é de que com o passar dos anos, mantendo o projeto, toda a bacia hidrográfica do Botafogo possa ser reflorestada.
“Eu vim aqui para plantar árvores, gosto de árvores porque ela é cheia de frutos e porque é grande e faz sombra para eu descansar. Espero que a que eu plante hoje fique bem grande. Acho importante cuidar da natureza” disse a estudante Jaiane Chaves, 8 anos.