Folha-PE
Atualmente, a dificuldade de encerrar vínculos com empresas de telecomunicação é um dos principais motivos de queixas que os clientes fazem à central de atendimento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Este quadro deve mudar a partir desta terça (8), quando um novo regulamento da Anatel entra em vigor, possibilitando o cancelamento automático de serviços sem falar com nenhum atendente.

O regulamento também prevê mudanças para o sistema de créditos. A partir da terça, qualquer crédito adquirido terá validade de, no mínimo, 30 dias. Já nas lojas e pontos de venda será obrigatório ofertar crédito com validade de 90 e 180 dias.
Outras mudanças envolvem as ligações feitas a call centers – caso elas caiam, o retorno deverá ser automático -, os contratos de fidelização – o período máximo de assinatura deles deverá ser de 12 meses – assinantes antigos – eles terão direto aos mesmos valores ofertados a assinantes novos – e contratação de planos por telefone – neste caso, as empresas deverão informar ao cliente todas as informações sobre o plano.