Thatiana Pimentel
Diario de Pernambuco
A 15ª edição da Fenearte, que começou na última quarta-feira (2) e segue até o próximo dia 12, no Centro de Convenções, já confirmou em seus primeiros dias uma realidade cada vez mais evidente: a feira é das mulheres. Por todos os lados elas dominam o cenário, seja nos boxes de vendas ou nos 30 corredores de visitação. Os números da edição passada já mostravam a predominância feminina. Em 2013, dos 310 mil frequentadores, 86% eram mulheres. Entre os artesãos, a porcentagem cai para 70% do total de cinco mil expositores mas, ainda assim, a diferença entre gêneros continua grande. A Fenearte é delas.
“O percentual de público e artesãs femininas não era tão grande nos primeiros anos do evento. Hoje, as mulheres ganham de forma esmagadora. Elas são cada vez mais atraídas pelo perfil dos produtos comercializados na feira. A maioria são itens femininos ou voltados para a casa, além das bijuterias e produtos infantis”, explica Patrícia Lessa, coordenadora da Fenearte. Segundo ela, além do perfil dos produtos, a delicadeza e os detalhes dos trabalhos artesanais também atraem o público feminino.
Para Rosa Maria Galindo, artesã de Pesqueira que expõe rendas de renascença há dez anos no evento, mesmo quando os homens frequentam a feira, eles são sempre acompanhados por mulheres. “O poder de decisão é delas. Por isso, sempre foco nelas. Trago umas 300 peças e vendo tudo. Vestidos e batas são maioria, mas também temos muitas toalhas de mesa e roupa de bebê. Além disso, sempre trago minhas peças mais caras, que são os vestidos de noiva. Ficam em torno de R$ 5 mil e são um sucesso”, completa.