Turistas da Copa são alertados sobre tráfico de pessoas

Antônio Assis
0



Neste domingo (29), a partir das 13h, agentes multiplicadores do projeto Mercadores de Ilusões receberão turistas no Terminal Integrado de Passageiros (TIP) para alertar sobre os riscos e perigos do tráfico de pessoas no Brasil. Todos os anos milhares de homens e mulheres caem nas mãos de traficantes em seus próprios países ou no exterior, e todo mundo é afetado. A ideia é sensibilizar a população em geral para este crime. A iniciativa é da ONG Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+), em parceria com o Ministério da Justiça do Governo Federal.

Segundo relatório do Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal (SINESPJC) da Polícia Militar, houve 1.735 vítimas de tráfico interno de pessoas para fins de exploração sexual, entre 2006 e 2011. O estudo aponta ainda que a maior incidência do tráfico internacional de brasileiros ou brasileiras é para fins de exploração sexual. De 475 vítimas identificadas pelo Ministério das Relações Exteriores, 337 sofreram exploração sexual e 135 foram submetidas a trabalho escravo.

Após a Copa, as atividades continuam, dessa vez com os profissionais do sexo, que terão informações de como se prevenir contra o tráfico de pessoas. A abordagem acontecerá nos locais de trabalho destes profissionais, como as saunas, cinemas pornôs e locais de aglomeração da população LGBT.

O projeto Mercadores de Ilusões prevê a formação de 15 profissionais do sexo (homens, travestis e mulheres transexuais) como agentes multiplicadores de informações em direitos humanos com ênfase na questão do tráfico de pessoas.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)