Manoel Santos registra 52 anos de existência da Fetape

Antônio Assis
0
Alepe

A passagem dos 52 anos da Federação dos Trabalhadores da Agricultura, Fetape, comemorados na última sexta (seis de junho), ganhou registro do deputado Manoel Santos, do PT, nesta segunda (nove de junho). O parlamentar ressaltou que a instituição é uma Organização Social (OS) e, desde sua fundação, tem como objetivo promover os direitos dos trabalhadores do campo. 

O petista lembrou que a vida dos agricultores era das mais precárias na época de fundação da Fetape. Manoel Santos comentou que reinava a cultura da exploração, com frequentes atos violentos como o chicoteamento e até o assassinato de trabalhadores que reclamavam seus direitos.

O parlamentar salientou que, já no primeiro governo de Miguel Arraes, de 1962 a 1964, foi celebrado o “Acordo do Campo”, consolidando direitos do trabalhador rural em Pernambuco. Ele registrou que, ainda durante a vigência do regime militar, a entidade atuou para garantir ao homem do campo o registro profissional em Carteira de Trabalho. 

Segundo Manoel Santos, no passado, os avanços eram lentos, mas, hoje, a situação é bem melhor. Ele comentou que já não há discriminação e desigualdade. O deputado ressaltou que, atualmente, o trabalhador tem acesso a políticas sociais e educação. Ele creditou essas conquistas à atuação da organização sindical, para a promoção da justiça social no campo. (A.M.)

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)