Implantação do Bagwall resgata 2 km da faixa de areia da orla de Pau Amarelo

As obras de implantação do Dissipador de Energia Bagwall (do inglês "parede de sacos"), técnica de engenharia inovadora na proteção costeira em áreas urbanizadas, já conseguiu conter a erosão em 1,4 km da praia de Pau Amarelo, em Paulista, e resgatar o fluxo de banhistas e turistas na região. O projeto prevê a recuperação de 2 km da faixa litorânea entre a Rua Nossa Senhora Aparecida, junto ao Forte de Pau Amarelo, e o Hotel Casa Blanca. A estimativa é de que a execução do trabalho, iniciado em outubro de 2013, seja concluída até o final de julho. Os recursos, na ordem de R$ 14 milhões, são oriundos de um convênio celebrado entre a Prefeitura e o Ministério da Integração Nacional.
 
O Bagwall é uma obra aderente, rígida e articulada que construída longitudinalmente à costa, funcionando como um anteparo que contém o avanço do mar, dissipando a energia das ondas no local da intervenção e promovendo a engorda natural da praia. A sua estrutura assemelha-se a uma escadaria (degraus), formada por sacos biodegradáveis com concreto. Em Pau Amarelo, a estrutura montada atinge 4,2 metros de altura - parte fica submersa na areia e a outra, exposta para receber o impacto da água do mar e evitar que atinja a frente urbana marítima, provocando prejuízos econômicos, sociais e patrimoniais.
 
A praia, que antes da intervenção tinha apenas uma faixa de dois metros, já atingiu uma extensão de 100 metros entre a estrutura do Bagwall para o ponto de arrebentação das ondas. Este número ainda pode aumentar, dependendo das correntes marinhas e da ação do vento, mas já é considerado significativo.
 
JANGA – A Prefeitura do Paulista também aplicou mesma estratégia no Janga. A faixa litorânea do bairro recebeu 600 metros de Bagwall e um investimento de R$ 12 milhões. A ação, que teve início de dezembro de 2013, foi concluída em maio e, atualmente, os trabalhos estão sendo concentrados na reurbanização da Avenida Beira Mar, revitalização do calçadão e na recuperação da iluminação pública.
 
Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa