Obras de mobilidade da Copa seguem inacabadas

Antônio Assis
0
Pernambuco 247 - Faltando dois meses para a realização da Copa do Mundo no Brasil, Recife ainda tem seis obras de mobilidade inacabadas que devem entrar em funcionamento faltando menos de um mês para a realização do mundial. No total, 19 obras de mobilidade foram projetadas para a cidade, que será uma das 12 sedes da Copa no Brasil. As informações foram divulgadas durante uma reunião para alinhamento de metas e planos entre os governos Federal, Estadual e Municipal, realizada na Zona Sul do Recife.

De acordo com os dados, os corredores de ônibus Norte-Sul e Leste-Oeste, o Terminal Integrado Cosme e Damião, a Via Mangue, a passarela de ligação do metrô ao Aeroporto do Recife e o ramal externo da Cidade da Copa ainda não foram concluídos. Outras 13 obras já foram entregues e já estão em funcionamento na capital pernambucana. A questão da mobilidade está sendo monitorada na cidade desde a realização da Copa das Confederações, no ano passado, e é o setor que mais preocupa os organizadores do mundial.

A estimativa é de que todas as obras possam ser concluídas até o dia 22 de maio, entrando em fase operacional. O primeiro jogo em terras pernambucanas acontecerá no dia 14 de junho, entre o Japão e a Copa do Marfim, na Arena Pernambuco em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife (RMR).

Além do balanço da situação das obras, a reunião no Recife também serviu para debater os ajustes que devem ser feitos para a Copa. Dentre as mudanças, estará o fluxo de torcedores que entram e saem da Arena Pernambuco. Diferentemente do que aconteceu na Copa das Confederações, os turistas terão, além do metrô, a opção de se deslocarem também através do Bus Rapid Transport (BRT), no ramal externo da Cidade da Copa. Os estacionamentos também devem ser ampliados.

A Arena Pernambuco deve ser entregue à Fifa no dia 22 de maio, quando o estádio passa a ser administrado exclusivamente pela entidade. No local, serão sediados cinco jogos previstos para o mundial, sendo quatro jogos na primeira fase e um jogo nas oitavas de final, que acontecerá no dia 29 de junho. Após a realização do mundial, a Arena deverá ser devolvida no dia 4 de julho.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)