O ventre legislativo, de Honoré Daumier

Antônio Assis
0
Francisco Ferraz
Política para Políticos


ventre legislativo (acima) é uma das mais famosas charges/caricaturas feitas por Honoré Daumier, o clássico caricaturista francês (1808-1879). O ventre legislativo é o nome derrogatório que se deu aos políticos de centro na França de 1830, do governo do rei Louis Phillippe que num discurso em 1831 deu a conhecer sua intenção de “se manter politicamente numa posição de ‘justo meio-termo’ igualmente distanciado dos excessos do poder popular e dos abusos do poder real”
Essa fórmula usada por Louis Phillippe para definir sua posição política, foi explorada pelo diretor das revistasCharivari e Caricatura – Charles Philipon- para a publicação de litografias satíricas das “celebridades do justo meio”.
As caricaturas que integram essa litografia de Daumier são de personagens influentes do regime da monarquia de Julho do rei Louis Phillipe, deputados provenientes da magistratura, da indústria, dos bancos, jornalistas ligados ao governo, todos conservadores e hostis às idéias republicanas, as celebridades do “justo meio”.
Essa galeria de tipos havia sido encomendada de Daumier e, antes de ser desenhada, fora esculpida em argila e pintada. Que se constituem na mais notável série de caricaturas esculpidas já realizadas. Dessas charges esculpidas, infelizmente existem ainda hoje apenas 36.
É de um conjunto desses que Daumier fez sua litografia clássica – O ventre legislativo.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)