Melhorias no atendimento ao consumidor pelas agências bancárias são discutidas em Fórum no MPPE

Antônio Assis
0
MPPE

Atendimento bancário, tempo de espera nas agências, falha na qualidade do serviço, filas, entre outros assuntos, foram discutidos no Fórum realizado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), nesta terça-feira (28), com a participação de representantes de todas as bandeiras de bancos do Estado e dos Procons do Recife, Olinda, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. O encontro aconteceu na sede da Procuradoria Geral de Justiça, também com a participação do gerente da Diretoria de Autorregulação Bancária da Febreban, Evandro Zuliani.

A mesa de coordenação do encontro foi composta pelos promotores de Justiça em Defesa do Consumidor Maviael Sousa (Capital), Édipo Soares Cavalcante Filho (Jaboatão dos Guararapes) e pelo coordenador-geral do Procon de Pernambuco, José Rangel.

A reunião discutiu os problemas enfrentados nas agências, e solicitou que os representantes dos bancos apontassem possíveis soluções para sanar as irregularidades. Para o promotor de Justiça Maviael de Souza, os consumidores enfrentam problemas inadmissíveis. “Têm pessoas que passam 10% do seu dia em fila de banco para pagar uma conta. Isso nos chama atenção. Precisamos arranjar solução para esse desrespeito ao consumidor”, explica.

O coordenador-geral do Procon-PE, José Rangel, destacou a falta de organização das agências e a necessidade de alertar os bancos sobre as possíveis punições, caso não se adequem para promover o bem-estar do consumidor. “Queremos que haja respeito às pessoas que precisam dos serviços bancários. Estamos dando a oportunidade para que as bandeiras apresentem seus projetos de melhorias e que sejam colocadas em prática imediatamente”, arrematou.

Em Jaboatão dos Guararapes, desde março, das 20 agências oito foram interditadas pelo Procon por conta do descumprimento à Lei Municipal 395/2010, que trata da relação que os bancos devem ter com os consumidores por meio do oferecimento de banheiros, aparelhos de senhas, tempo máximo de espera na fila, telefone para contato com o Procon. “Estamos mostrando aos bancos que haverá punição se eles não cumprirem a legislação e continuarem a desrespeitar os consumidores. Além da interdição de 48 horas, existe a multa administrativa”, explica a coordenadora do Procon de Jaboatão, Débora Albuquerque.

“Não é de hoje que o Ministério Público de Pernambuco trata de problemas relacionados à qualidade da prestação de serviço pelas instituições bancárias. Nesse fórum pretendemos avançar em medidas efetivas em prol da melhoria para os consumidores”, afirmou o promotor de Justiça Édipo Soares.

Os representantes dos Bancos trouxeram para o Fórum as planilhas com as ações de melhorias que estão sendo implantadas. Elas foram entregue ao coordenador-geral do Procon-PE. Ao final da reunião ficou acertado a realização de dois futuros encontros, sendo o primeiro em julho e o segundo em outubro.

Participaram do Fórum os Bancos do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander, Itaú, HSBC e Citibank. Os dois últimos apesar de não haver registro de queixa participaram da reunião para também se adequarem às normas de atendimento ao consumidor.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)