Mapa político do Brasil: seis governadores deixam cargos para disputar eleições em outubro

Antônio Assis
0
Blog do Jamildo

Sete dos 27 governadores brasileiros renunciaram ao cargo para entrar na disputa eleitoral em outubro. Além do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que deixou na última sexta-feira (4) o Palácio do Campos das Princesas para concorrer à Presidência da República, os representantes do executivo estadual do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB); de Minas Gerais, Antônio Anastasia (PSDB); do Amazonas, Omar Aziz (PSD); de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB); e do Piauí, Wilson Martins (PSB), se desligaram do posto para concorrer a uma vaga no Senado. O governador do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB), também apresentou a carta de renúncia na semana passada. Ele deixou a gestão para abrir vaga e beneficiar o filho, que deve disputar as eleições este ano.
Obedecendo às regras do Tribunal Superior Eleitoral, secretários, ministros, juízes e membros de tribunais de contas e dirigentes de órgãos públicos tinham até esse sábado (5) para se desincompatibilizar.
Apesar das expectativas de renúncia, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), e o governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), se mantiveram nos cargos. Havia a especulação de que os dois iriam deixar a gestão para disputar uma vaga no Senado, mas, no apagar das luzes, eles anunciaram que ficariam.
Quatro governadores descartaram a renúncia e permanecem nos cargos até dezembro: Teotônio Vilela Filho (Alagoas), Jaques Wagner (Bahia), André Puccinelli (Mato Grosso do Sul) e Silval Barbosa (Mato Grosso).
EstadoQuem saiuMotivoQuem entra
Rio de JaneiroPMDBSérgio CabralDeve disputar vaga no SenadoPMDBLuiz Fernando Pezão
PernambucoPSBEduardo CamposDisputar eleição presidencialPSBJoão Lyra
AmazonasPSDOmar AzizConcorrer a vaga no SenadoPC do BEron Bezerra
PiauíPSBWilson MartinsDisputar vaga no SenadoPSDBJosé Filho
TocantinsPSDBSiqueira CamposPara permitir ao filho sair candidatoPSDBEduardo Siqueira Campos
Minas GeraisPSDBAntônio AnastasiaVai ingressar na campanha de Aécio NevesPPAlberto Pinto Coelho
RoraimaPSDBJosé de Anchieta JuniorTentar vaga no SenadoPSBChico Rodrigues
SAÍDAS – O governador do Amazonas, Omar Aziz (PSD), deixou o cargo para tentar vaga no Senado Federal. Em seu lugar, assumiu o vice José Melo (PROS). Em Minas Gerais, Antônio Anastasia (PSDB) saiu para atuar na coordenação do programa de governo do candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB). O então vice de Anastasia, Alberto Pinto Coelho (PP), assumiu o Governo do Estado.
No Piauí, Wilson Martins (PSB) renunciou para tentar vaga no Senado. Em seu lugar, assumiu o vice-governador José Filho (PMDB).
O vice Luiz Fernando Pezão (PMDB) assumiu o governo do Rio de Janeiro. Ele substitui Sérgio Cabral, que pretende concorrer a uma cadeira no Senado. De olho na vaga do Senado, o governador de Roraima, José de Anchieta (PSDB) renunciou ao cargo. Em seu lugar, fica o então vice Chico Rodrigues (PSB).

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)