Grupo faz caminhada no centro do Recife para discutir urbanismo


G1 PE

Defendendo uma nova maneira de ocupar espaços urbanos do Recife, um grupo de manifestantes realizou uma passeata, na tarde desta sexta-feira (11), no Centro da capital. Cerca de 200 pessoas – de acordo com a Polícia Militar – se concentraram na Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio, e seguiram com cartazes e faixas em direção ao prédio da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo.

O grupo é composto por representantes de movimentos como o Direitos Urbanos, a Central Única dos Trabalhadores e o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Informal do Recife. Dentre outras coisas, eles reivindicam mudanças nos projetos de ocupação do espaço do Cais José Estelita e da Fábrica Tacaruna – que recentemente foi cedida à Fiat para implantação de um centro de desenvolvimento tecnológico.

Também está na pauta a preservação do Edifício Caiçara, na beira mar da cidade, e novas políticas de convivência com tubarões no litoral da capital pernambucana. Com faixas, o Sindicato dos Ambulantes pede a saída do cargo do secretário de Controle e Mobilidade Urbana, João Braga.

O movimento foi acompanhando por guardas municipais e policiais militares e foi pacífico. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) interditou o Cais do Apolo, no sentido Cais de Santa Rita, para os veículos. Um bloqueio foi armado em frente ao Forte do Brum. A Prefeitura do Recife informou que solicitou a formação de uma comissão dos manifestantes para participar de  uma reunião com a Secretaria de Governo. Até o momento de publicação da reportagem, os manifestantes não aceitaram o encontro, pois querem conversar diretamente com o prefeito Geraldo Julio, que não está no prédio-sede, nesta sexta. Por volta das 15h50, os manifestantes se dispersaram e encerraram o protesto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa