PE lidera reclamações contra planos de saúde

Antônio Assis
0
Pernambuco 247 - Pernambuco é o Estado que mais registra reclamações contra planos de saúde, na proporção com o número de beneficiários, com 970 reclamações apenas entre janeiro e fevereiro de 2014. Dentre todas as ocorrências registradas neste ano, 70% fazem referência com problemas na área de cobertura. As informações foram dadas pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), André Longo, durante a Edição Nordeste do Encontro ANS.

Durante o evento, a agência também esclareceu como funcionarão as mudanças recém-divulgadas pelo órgão. Dentre as alterações, está a determinação de que os planos de saúde terão apenas cinco dias para resolverem problemas relacionados ao atendimento de pacientes. Caso a reclamação seja sobre quebras de contrato, o prazo será de 10 dias. Se as operadoras não cumprirem os prazos, uma multa poderá ser aplicada.

Além dos prazos, os planos de saúde terão que começar a detalhar quais serão as qualificações dos prestadores dos serviços, fornecendo mais do que apenas o nome dos médicos e do local onde prestam atendimento. A ANS também determinou que vai começar a intervir nos reajustes de planos coletivos de contratos, que se caracterizam como o terceiro maior motivo de reclamação dos pernambucanos.

Nos dois últimos anos, cinco operadoras de planos de saúde saíram do mercado após a constatação de irregularidades, como resistências no atendimento e restrições da área de cobertura. Com isso, cerca de 200 mil pessoas foram prejudicadas.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)