Pernambuco 247 - Pernambuco é o Estado que mais registra reclamações contra planos de saúde, na proporção com o número de beneficiários, com 970 reclamações apenas entre janeiro e fevereiro de 2014. Dentre todas as ocorrências registradas neste ano, 70% fazem referência com problemas na área de cobertura. As informações foram dadas pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), André Longo, durante a Edição Nordeste do Encontro ANS.
Durante o evento, a agência também esclareceu como funcionarão as mudanças recém-divulgadas pelo órgão. Dentre as alterações, está a determinação de que os planos de saúde terão apenas cinco dias para resolverem problemas relacionados ao atendimento de pacientes. Caso a reclamação seja sobre quebras de contrato, o prazo será de 10 dias. Se as operadoras não cumprirem os prazos, uma multa poderá ser aplicada.

Nos dois últimos anos, cinco operadoras de planos de saúde saíram do mercado após a constatação de irregularidades, como resistências no atendimento e restrições da área de cobertura. Com isso, cerca de 200 mil pessoas foram prejudicadas.