G1 PE
A Quarta-feira de Cinzas (5) pode até chegar rápido demais, mas não contraria nem desanima os foliões que seguem o tradicional Bacalhau na Vara, que desfila pelas ruas de Paratibe, Paulista, Grande Recife. Completando 45 anos, o bloco arrastou uma multidão pelas ruas do bairro. Ao todo, foram nove trios elétricos, com atrações nacionais, como os cantores Toni Garrido e Tonho Matéria, além da banda baiana Cheiro de Amor.
“É sempre bom estar de volta aqui. Passei o réveillon aqui, e agora voltei para fazer meu último show de carnaval. Estou muito feliz”, disse Toni Garrido, que abriu oficialmente o desfile, por volta das 14h. O cantor estava no primeiro trio e levantou o público ao cantar a música “A Sombra da Maldade”.
Presidente da agremiação há 31 anos, Ely Eustáquio se emociona a cada edição. “É a coisa mais importante da minha vida, até mais que o meu próprio aniversário”. Eustáquio ainda destacou a estrutura de segurança e apoio. “São 500 pessoas trabalhando, além de cerca de mil policiais. Tudo isso para que o folião brinque com tranquilidade”, completou.
Moradores e comerciantes da localidade reuniram amigos e parentes para brincar o último dia de carnaval na sacada de imóveis, improvisando camarotes particulares. Grávida de sete meses, Juliana Andrade decidiu assistir à passagem dos trios da varanda da casa de sua cunhada. “Apesar do Bacalhau na Vara ser tranquilo, aqui posso ver tudo com conforto, sem levar empurrão”, declarou.
Diferente de Juliana, Alessandro Oliveira não se intimida com a multidão e o calor, preferindo seguir os trios. “Este é o sétimo ano que venho. Eu adoro o bloco. Para mim, o carnaval só acaba depois do Bacalhau na Vara”, afirmou o folião, que acompanhou o bloco fantasiado de boneco Chucky.