Blog do Roberto Almeida.
A eleição no município de São João, no Agreste do Estado, marcada para o próximo dia 6 de abril, deve ser, como de costume, apertadíssima. A tendência é que se repita o acirramento da disputa de 2012, quando o prefeito cassado, Genaldi Zumba (PSD), venceu o pleito com pouco mais de 90 votos de diferença sob o segundo colocado, Nelsinho Barbosa (PSB).
Os socialistas, por sua vez, acreditam que a decisão da Justiça Eleitoral foi tomada por conta das irregularidades cometidas pelo social-democrata desde a época de campanha. “É preciso tirar São João das páginas policiais. Esse grupo que detinha o poder estava acabando com a imagem do município”, pregam militantes que apoiam a candidatura de Nelsinho Barbosa.
Apoios - O candidato do PSD, Genival Zumba, terá como seu grande eleitor o irmão, Genaldi, prefeito do município até a semana passada. A candidatura de Genival deve ter, ainda, a sustentação do PTB, através do ex-prefeito de Canhotinho, Álvaro Porto, e do presidente estadual da sigla, o senador Armando Monteiro Neto.
Nelsinho Barbosa, por sua vez, conta com o apoio do prefeito em exercício, Jamesson Guilherme, e dos ex-prefeitos Antônio de Pádua, Pedro Barbosa e Gonzaga Cabral. É esperada, também, uma visita do governador Eduardo Campos a São João, além dos deputados Inocêncio Oliveira e Marcantônio Dourado.
O candidato do Partido dos Trabalhadores, Dantas, espera contar com reforço dos parlamentares Humberto Costa e Pedro Eugênio, mas é improvável que grandes lideranças da legenda se engajem da campanha do correligionário.