JC Online
Os usuários do metrô do Recife, de Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, poderão encontrar as estações fechadas nesta sexta-feira devido à paralisação das atividades decidida pelos metroviários em assembleia ontem à noite. A suspensão de advertência iniciou às 22h desta quinta, com a ausência dos funcionários para a troca de turno, segundo o sindicato. Os efeitos devem ser sentidos nesta sexta às 5h, início do horário de funcionamento do metrô. A categoria também segue firme com a decisão de não trabalhar a partir do sábado de Carnaval, dia do Galo, no Centro do Recife.
Na noite desta quinta, o Tribunal Regional do Trabalho concedeu liminar favorável à CBTU para que os serviços do metrô sejam mantidos em sua totalidade, tanto nesta sexta (21) quanto no dia 1º de março. Em caso de descumprimento, o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro) está sujeito à multa de R$ 800 mil por dia. O Sindmetro afirmou, às 23h, que não foi notificado e a paralisação está mantida.
Os metroviários acusam a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de não cumprir três itens do acordo assinado nas negociações do ano passado. As paralisações serão para pressionar a empresa a revisar o Plano de Empregos e Salários, ampliar a assistência médico-odontológica e aumentar a segurança nas estações e trens.
“A empresa vai apresentar um plano de segurança para o Carnaval. Mas, infelizmente, isso não contempla nosso dia a dia e os assaltos viraram rotineiros”, explicou o presidente do Sindmetro, Diogo Morais.
Caso a empresa não atenda às solicitações, os serviços de manutenção, administração e operação de trens deverão parar por tempo indeterminado, a partir do Sábado de Zé Pereira. Haverá nova assembleia no próximo dia 27 para avaliar a mobilização. Na reunião com a CBTU, no Rio de Janeiro, nesta quinta não houve avanço nas negociações.
Para minimizar os impactos da possível paralisação, o Grande Recife Consórcio de Transporte montou esquema de ônibus. No total, 18 linhas serão reforçadas, das quais quatro especiais irão atender as demandas do Barro, Joana Bezerra, Santa Rita, Aeroporto e Centro.