Metroviários de Pernambuco recuam e decidem não entrar em greve no Carnaval

Antônio Assis
0
Geison Macedo
Folha-PE

Os foliões que precisarem do metrô para se deslocar até o ponto de desfile do Galo da Madrugada, neste Sábado de Zé Pereira, podem ficar tranquilos. Em assembleia realizada no início da noite desta quinta-feira, os metroviários decidiram não iniciar a greve, que estava programa para acontecer, por tempo indeterminado, a partir de 1º de Março. Um dos pontos colocados em discussão no encontro foi a liminar concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) considerando abusividade da greve, além de fixar uma multa diária de R$ 800 mil para o Sindicato dos Metroviários (Sindmetro-PE) caso a operação fosse suspendida.
O presidente do Sindmetro-PE, Diogo Morais, alegou que se a determinação do TRT for descumprida a multa de R$ 800 mil imposta pela Justiça “quebraria o sindicato”, em referência ao rombo financeiro que abriria na instituição. A ação que resultou na suspensão da greve foi ajuizada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Apesar de recuar da paralisação das atividades, a categoria decidiu marcar uma nova assembleia para o dia 3º de abril, quando será colocada em discussão a negociação com a empresa, que, no dia 1º do mesmo mês, se reúne com os trabalhadores no Rio de Janeiro.
Na pauta de reivindicação da categoria constam o pedido de revisão do Plano de Cargos e Salário, melhoria da Assistência Médico Odontológica, além do aprimoramento na segurança nas estações e trens. Segundo a categoria, as ações foram prometidas pela empresa desde o ano passado, mas ainda não foram cumpridas. Na última sexta-feira, os trabalhadores realizaram uma paralisação de advertência, de 24 horas. No entanto, um esquema especial de trens foi montado das 5h às 9h e das 16h às 20h.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)