Pesquisa aponta disputa "braba" para Dilma e Campos

Antônio Assis
0
Pernambuco 247 - Uma pesquisa do instituto Vox Populi, em parceria com a Band, apontou o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), como um dos mais bem avaliados do País ao apontar que 43% da população considera regular a atual gestão da capital pernambucana. A gestão do governador e presidenciável Eduardo Campos (PSB) também é aprovada como boa por 37% dos recifenses. Outros 13% qualificam a gestão estadual como ótima. Apesar da aprovação das administrações socialistas, é no Recife que a presidente Dilma Rousseff (PT), que tentará a reeleição em outubro, obteve a maior aprovação do seu governo dentre as capitais pesquisadas.  Segundo o Vox Populi, a maioria dos recifenses (35%) consideram boa a atuação de Dilma à frente do Executivo Federal. Outros 10% qualificaram o governo como ótimo.


Com as administrações tanto do PSB e do PT sendo bem avaliadas, a corrida presidencial em Pernambuco deverá ser palco de um do embates mais acirrados das próximas eleições. E se a pesquisa apontou a força de Dilma junto ao eleitor da capital – onde 10% consideram a gestão da petista como ótima - , no interior a situação tende a ser bastante semelhante. Além do impacto por conta de programas como o Bolsa Família e Mais Médicos, o PT deverá turbinar a campanha pela reeleição de Dilma com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Do outro lado, Campos deverá utilizar o mote do desenvolvimento econômico pernambucano – que cresce acima da média nacional –, além de ações voltadas para o interior, como melhorias no sistema de abastecimento hídrico.

O desempenho da presidente Dilma, porém, não é tão bem avaliado nas demais capitais pesquisadas pelo Vox Populi. No Rio de Janeiro, 46% dos fluminenses taxaram a gestão da petista como regular e apenas 4% a consideram ótima. Outros 21% avaliam como boa e 13% a consideram ruim. Um total de 15%  avaliam a gestão da presidente Dilma como péssima.

Em São Paulo, 23% do eleitorado paulistano avalia a atuação da presidente regular positiva e outros 13% opinaram o mesmo fator como regular negativo. Outros 21% a qualificam como boa e somente 4% consideram ótima. Para 22% dos pesquisados a atuação é considerada péssima e 16% a avaliam como ruim; Já em Belo Horizonte (MG), 31% da população avaliaram o governo Dilma como bom. Outros 25%, porém, consideram péssimo o desempenho da gestão federal.

RECIFE

Com a gestão de Geraldo Júlio em alta (32% consideram boa e outros 7% ótima), o PSB ganha musculatura para que a sua administração seja usada pelo governador de Pernambuco e presidenciável pelo PSB, Eduardo Campos, como vitrine para a campanha majoritária de outubro. Após sair, do anonimato político – o prefeito possui um perfil eminentemente técnico - diretamente para a Prefeitura do Recife graças ao apoio de Campos, a administração de Geraldo Júlio tem sido monitorada constantemente pelo governador. O objetivo é garantir que a capital de Pernambuco – Estado gerido por Campos nos últimos sete anos – passe a passar a melhor impressão possível para o restante do Brasil durante o período eleitoral, servindo de modelo da gestão socialista.  

O bom desempenho na pesquisa se deve a uma série de ações em execução por parte do poder municipal. Dentre elas se destacam a expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com capacitação de 132 profissionais da área apenas no começo de 2014, contratação de agentes para atuar na melhoria da mobilidade urbana, além de ações de reordenamento e requalificação urbana.

Geraldo Júlio foi eleito em 2012 ainda no primeiro turno, com 453.380 votos, representando 51% da população e apeou o PT da prefeitura após 12 anos à frente do Executivo municipal.

Os dados do Vox Populi foram divulgados nesta quinta-feira (30). A pesquisa ouviu 400 eleitores entre os dias 17 e 19 de janeiro. A margem de erro é de 4,9% para mais ou para menos.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)