Espaço Cultural Lia de Itamaracá, na praia de Jaguaribe, desaba após fortes chuvas

Antônio Assis
0
Domingos Sávio
Folha-PE

Às vésperas de completar 70 anos de idade, a majestade da ciranda pernambucana, Lia de Itamaracá, recebeu uma triste notícia. O Espaço Cultural Lia de Itamaracá, localizado na praia de Jaguaribe, em Itamaracá, desabou por volta das 13h desta quinta-feira (9). Segundo Lia, o espaço que era feito de palha e madeira já sofria, há bastante tempo, com os efeitos da maresia. Com as fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife – RMR nesta quinta-feira (9), as estruturas de sustentação do espaço não resistiram.
André Nery/Folha de Pernambuco
"O espaço cultural era o lugar onde eu desenvolvia a ciranda. Sem ele, eu não sei o que farei para continuar”
O lugar funcionava como uma espécie de segunda casa de Lia. Era lá que a “preta cirandeira que gira com o seu ganzá na mão”, como Lia gosta de se definir, ensinava o ritmo genuinamente pernambucano e desenvolvia oficinas de percussão, cerâmica e cabelo Afro. Com o desabamento do local, Lia teme que os ensaios da ciranda sejam paralisados.

“Já fazia bastante tempo que o espaço sofria com os problemas causados pela corrosão marítima e o tempo. No entanto, eu nunca tive condições de revitalizar o local. Cheguei até a fazer pedidos de ajuda para as antigas gestões da prefeitura de Itamaracá, mas nunca consegui retorno. O espaço cultural era o lugar onde eu desenvolvia a ciranda. Sem ele, eu não sei o que farei para continuar”, contou Lia.
O Espaço Cultural Lia de Itamaracá era composto por um palco, um salão para danças e oficinas e um bar. Segundo Lia, muitos veranistas, turistas e crianças frequentavam o espaço. “Muita gente vinha brincar ciranda com a gente. Vou pedir a Deus que me dê forças e condições de reerguer tudo, mas será difícil”, disse.
Você pode ajudar Lia de Itamaracá através do telefone: (81) 9657-5167

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)