Eduardo discute nomes para reforma com João Lyra e Sérgio Guerra

Antônio Assis
0
Bruna Serra
Jumariana Oliveira
JC Online

Guerra deve indicar tucanos para a secretaria do Trabalho e para o Detran
JC Imagem
A escolha dos nomes para compor a reforma do secretariado estadual só deverá ser anunciada na próxima quinta-feira (2), primeiro dia útil de 2014. Com desencontros nas agendas, o governador Eduardo Campos e o vice João Lyra Neto, ambos do PSB, ainda não acertaram as indicações para as pastas de Turismo e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Nesta segunda (30), os dois deverão se encontrar para fechar os nomes que vão compor as secretarias. Também está previsto um encontro com o presidente estadual do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra, que deverá indicar nomes para compor a gestão estadual. Como está prevista a participação do governador, nesta segunda (30), em agendas em municípios da Zona da Mata (Palmares e Timbaúba), o anúncio ficaria mesmo para a quinta.

Se a definição do nome de João Bosco de Almeida para ocupar a Secretaria de Infraestrutura aconteceu sem maiores dificuldades, o mesmo não se aplica à escolha dos substitutos das pastas de Turismo, ocupada pelo Partido da República (PR), e de Desenvolvimento Social, que é do próprio PSB. Eles vão se reunir para definir quem assume as duas pastas, uma vez que, a secretaria de Articulação Social e Regional, até então ocupada pelo deputado Aluísio Lessa, deve ficar sob a tutela do secretário de Governo, Milton Coelho (PSB).
Já o PSDB ficará com as vagas que eram da cota do PTB até outubro: Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo e a presidência do Detran. Esses postos estão sendo ocupados por interinos.
Até então, a discussão aponta para a escolha dos atuais secretários executivos. Nos bastidores circula a informação de que o nome do PR deve ser indicado apenas por Alberto Feitosa. Desde que as relações entre o atual secretário e o deputado estadual Sebastião Oliveira foram estremecidas pela disputa do espólio do deputado federal Inocêncio Oliveira, o secretário começou atuar de forma mais independente na gestão. O executivo da secretaria é Adailton Feitosa. Já a deputada estadual Laura Gomes, que comanda a secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, tem quatro executivos, que atuam por área temática. A única certeza é que a pasta continuará nas mãos do PSB.
Como passará a comandar o Estado em abril, quando Eduardo Campos deixará o posto, João Lyra Neto tem sido amplamente consultado nas decisões. Os nomes que estão sendo discutidos passam por sua avaliação. A especulação é que outra dificuldade para definir os escolhidos é o momento correto para a saída daqueles secretários que devem disputar vagas na Câmara dos Deputados, a exemplo de Tadeu Alencar, chefe da Casa Civil; Danilo Cabral, secretário das Cidades e Milton Coelho, secretário de Governo. Todos também na bolsa de apostas para suceder o próprio Campos.
O redesenho da máquina estadual prevê também a nova Secretaria de Infraestrutura, que ficará com as atribuições hoje designadas às pastas de Transportes e Recursos Hídricos e Energéticos. A pasta de Esportes será agora de responsabilidade da Educação e o Gabinete do Governador englobará a Secretaria da Casa Militar e também a Assessoria Especial.
A Secretaria da Copa permanece em atividade até 31 de junho de 2014, quando, com o final da competição, deixará de existir. As mudanças serão iniciadas no dia 2 de janeiro, primeiro dia útil após o recesso de fim de ano. A Assembleia Legislativa aprovou sem dificuldades o projeto enviado pelo executivo com o novo organograma.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)