O prefeito do Paulista, Junior Matuto, recepcionou nesta sexta-feira (1º.11) os sete profissionais cubanos da área de medicina que vão trabalhar no município pelo Programa Mais Médicos. A solenidade de boas-vindas ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro da cidade. O evento contou com a participação de vereadores, usuários do SUS e trabalhadores da área. Com a chegada dos estrangeiros, a atual gestão municipal zera o déficit de médicos nas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF’s).
A partir desta segunda-feira (04.11), o grupo, formado por seis mulheres e um homem, vai ter a oportunidade de conhecer a realidade municipal e trocar experiências com os funcionários do setor. Os encontros acontecem até a quarta, às 8h30, na sede da Secretaria de Saúde. Já na quinta e sexta-feira, os doutores visitam as unidades da rede e os locais onde serão lotados. Eles começam a trabalhar efetivamente na segunda-feira (11.11).
A atual gestão municipal já definiu alguns bairros que serão contemplados com os novos médicos, entre eles, o Sítio Fragoso, Maranguape II, Arthur Lundgren I, Jardim Maranguape e Janga. O principal critério estabelecido diz respeito à carência desses profissionais nas unidades básicas de saúde. Algumas, inclusive, apresentavam lacuna no contingente funcional há vários meses.
Durante o evento, o prefeito Junior Matuto fez questão de reforçar que o cuidado com a área da saúde é meta de governo. “A chegada dos cubanos a Paulista representa o nosso compromisso com a população da cidade, afinal, zeramos o deficit desses profissionais nas unidades da rede municipal. A partir de agora, as pessoas vão sair de casa e saber que na unidade de saúde tem médico qualificado e comprometido para atender no que for necessário”, frisou. O gestor comentou também que pretende fazer encontros periódicos com os estrangeiros, buscando oferecer as melhores condições de trabalho possíveis.
CONTATO:
Alberto Lima – secretário de Saúde do Paulista – 8788.5077.Assessoria de Imprensa