Em reforma há mais de um ano, Cisam reabre nesta segunda

A previsão inicial era que a reforma durasse seis meses. Cremepe chegou a interditar unidade
Foto: Arquivo/JC Imagem

NE10

Em meio à situação crítica em que se encontra o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), que ameaça até a seleção para residentes do curso de medicina, o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros da Universidade de Pernambuco (Cisam/UPE), localizado no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife, será reaberto nesta segunda-feira (1º). O centro está fechado desde o dia 17 de outubro do ano passado para que fosse realizada uma ampla reforma, inicialmente prevista para ser feita em seis meses. A obra foi orçada em R$ 15 milhões.

LEIA MAIS:

A reforma foi realizada para que a unidade se adequasse à Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (RDC) 50. Meses antes de ser fechado, o Cisam chegou a sofrer uma interdição ética de uma semana pelo Conselho Regional de Medicina (Cremepe), que apontou problemas na infraestrutura e falta de profissionais.

Na época, os estudantes demosntraram a preocupação de que as obras se estendessem mais do que o previsto, prejudicando, além das pacientes, as pesquisas e o ensino no hospital-escola. 

Em julho deste ano, diante da falta de previsão para a entrega da unidade, o Cremepe chegou a afirmar que a Secretaria Estadual de Saúde não repassou os recursos necessários à empreiteira responsável pela obra. Até aquele mês, a instalação das redes elétrica, hidráulica e refrigeração estavam inacabadas.

A solenidade de reabertura do Cisan está marcada para as 8h30 e terá a presença do governador Eduardo Campos. 

REFORMA - Com a reestruturação, o Cisam ganhou um novos telhado, rede elétrica, subestação, rede hidráulica, sistema de climatização, criação de mais sete leitos. Também foram concluídas as obras da Casa da Mulher e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Agora haverá capacidade para mais de 300 partos de risco por mês, além dos procedimentos de ginecologia e dos cuidados aos recém-nascidos que precisam UTI.

CONCURSO - Com a entrega da unidade, 107 profissionais entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem aprovados em concuso começarão a trabalhar no Cisam.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Paulista, Ramos define turismo como uma das prioridades no programa de governo

Bolsa Família não retira mulheres do mercado de trabalho, diz FMI