Depois de quase 20 anos, eclipse solar parcial será atração da RMR neste domingo

Antônio Assis
0
Observatório Econômico do Alto da Sé, em Olinda, terá programação especial
Foto: Internet


NE10

O céu da Região Metropolitana do Recife (RMR) será uma atração extra na manhã deste domingo (3). Um eclipse solar poderá ser visto a partir das 7h58. O fenômeno terá pouco mais de três horas de duração e uma das opções para quem quiser acompanhar é o Observatório Astronômico do Alto da Sé, em Olinda, que funcionará das 8h às 12h. Desde 1994 as cidades da RMR não presenciam um eclipse do sol, que, desta vez deverá encobrir quase 40% do astro. 

Segundo Alexandre Evangelista, coordenador o observatório, o eclipse vai das 7h58 às 10h11, permitindo uma boa observação. O máximo de sombra projetada sobre o sol irá acontecer às 8h46. A última vez que o fenômeno pode ser obsevado na região, há quase 20 anos, também aconteceu no dia 2 de novembro.

O fenômeno acontece quando  sol,  lua e terra se alinham nessa ordem, fazendo com que a lua cubra o sol, ou parte dele (veja a imagem abaixo). Já no eclipse lunar o alinhamento acontece entre a lua, a terra e o sol e é a terra quem bloqueia a luz do Sol sobre a Lua.

eclipse_470 

Eclipses solares são mais raros que os lunares e é ainda mais difícil estar em uma boa localização para percebê-lo. "Enquanto a lua dá uma volta na terra a cada mês, a terra leva um ano para dar uma volta completa em torno do sol", explica Evangelista. Ainda segundo o coordenador, eclipses da lua acontecem pelo menos três vezes por mês.

Para quem estiver na região, o fenômeno será de 40% de sombra. Isso acontece porque o tamanho da cobertura depende do local onde o observador está. "A zona de totalidade do eclipse será próximo à costa oeste da África, na região dos Açores", conta o coordenador. Lá, as pessoas poderão ver o céu escurecer em pleno dia.

OBSERVATÓRIO - Durante o eclipse, o observatório estará aberto gratuitamente, oferecendo equipamantos e orientações aos seus visitantes. O Espaço Ciência também levará monitores ao observatório.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)