Danilo Aguiar
Folha-PE
Um grupo de aprovados no concurso do Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) ocorrido em junho deste ano fará uma doação coletiva de sangue, para reivindicar a convocação às vagas ofertadas desde o último dia 27 de julho. O encontro acontece às 6h da segunda-feira (25), no pátio externo da instituição, nas Graças, Zona Norte do Recife. Os concursados aproveitam a celebração do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado na mesma data, e vão levar faixas e cartazes em prol da doação de sangue.

Além do encontro dos aprovados, outra reivindicação marca a data. Servidores do Hemope junto a representantes do sindicato da instituição pedem a solução de problemas com o plano de cargos e carreiras, que estaria defasado, a falta de medicamentos, e o possível fechamento de alas do centro de saúde, como a pediatria.
Em comunicado feito ao Blog dos Concursos da Folha de Pernambuco, a Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD-PE) afirmou que "os candidatos aprovados dentro do número de vagas serão chamados em breve. Demais aprovados podem ser nomeados, a depender da necessidade do órgão. O certame foi homologado no dia 26 de julho deste ano e tem validade de dois anos, prorrogáveis por igual período. O processo seguiu estritamente os trâmites legais”.
De acordo com Ana Cláudia, o Hemope ganhou um investimento milionário, há um ano atrás, como parte de um plano de reestruturação para reformas. Cerca de R$ 10.360.000 reais foram liberados pelo Estado "para a como construção de novos hemocentros, renovação do parque e dos aparelhos tecnológicos, a realização de concursos públicos. Mas até agora nada disso foi concretizado", afirma a enfermeira.