Uma lição de cidadania


De Jorge Cavalcanti (interino)
JC nas Ruas
Jornal do Comércio

Vem do município de Cedro, no Sertão pernambucano, a 488 quilômetros do Recife, uma lição de cidadania que não se aprende, necessariamente, em sala de aula. Os alunos da Escola Professor Manoel Joaquim Leite, classificada de referência pelo governo do Estado, fizeram vários vídeos para denunciar a estrutura física do colégio, visivelmente comprometida. O reboco das paredes cai com um simples toque. Até ontem, o vídeo mais acessado no YouTube tinha 33.831 visualizações (basta digitar as palavras Cedro, escola e denúncia).

Merece aplausos a forma que os alunos encontraram para protestar. Mas o conteúdo é ainda mais valioso. Os depoimentos dos jovens são contundentes e lúcidos. Ao mostrar uma das rachaduras que rasgam a parede de um canto a outro, um deles manda o recado ao governador Eduardo Campos: “Sem querer entrar em política, isso é inadmissível para um homem que se diz pré-candidato a Presidência da República. Escola se constrói com cimento e telha. Não com promessa”.

Em tempo de máscaras, black blocs e quebradeira do patrimônio público e privado como forma de protesto, os alunos de Cedro estão aprovados com louvor. Nota dez.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa