Refeno chega à sua 25ª edição neste sábado

Antônio Assis
0
Hercília Galindo
Folha-PE

Única travessia oceânica do Brasil, a Regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno) chega à sua 25ª edição neste sábado (05). Depois de ver o sucesso das suas Bodas de Prata ameaçado por uma nova exigência da Marinha do Brasil, em relação à habilitação dos comandantes das embarcações (regra que ficou para a partir de 2014), a disputa começa às 12h, no Marco Zero.
O sistema de saída permanece o mesmo, com os participantes divididos em grupos de acordo com as velocidades das embarcações. As partidas serão feitas a cada meia hora, deixando o grupo mais rápido (formado por catamarãs e trimarãs) por último. A expectativa é que esse pelotão chegue ao Mirante do Boldró, em Noronha, um dia após a partida. No total, serão 18 categorias diferentes no percurso de 300 milhas (545 quilômetros) em mar aberto.

Os três primeiros colocados de cada classe receberão troféu. A primeira equipe a aportar na Ilha conquistará o badalado Troféu Fita Azul, enquanto o penúltimo barco a chegar ficará com o Troféu Tartaruga Marinha. Haverá premiações ainda para o tripulante mais novo e o mais velho, bem como para o veleiro com maior presença feminina.
Em Fernando de Noronha, além das atividades festivas com os participantes da Regata, serão feitas ações sociais, um esquenta para o objetivo do próximo ano, que é levar um projeto piloto de escolinha de Optimist para a Ilha. “Essa regata é muito prazerosa, tem um bom clima, sem contar nos benefícios que traz para o turismo náutico e para a economia do Estado”, comentou o comodoro. do Cabanga Iate Clube, realizador do evento, Cláudio Cardoso.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)