PT dá ultimato para entrega de cargos ao PSB

Antônio Assis
0
PE247 - A Executiva Nacional do PT, em conjunto com o presidente pernambucano da sigla e deputado federal, Pedro Eugênio, deram um ultimato para os petistas que permanecem nas pastas estaduais e municipais após a legenda anunciar que sairia da base de apoio do governo Eduardo Campos (PSB), há cerca de duas semanas. Os membros do PT que ainda permanecem em seus cargos na administração estadual e nas prefeituras administradas pelos socialistas deverão apresentar até a próxima sexta-feira (1) uma cópia do pedido de exoneração da base do governo socialista de Pernambuco ou das cidades de Recife e Paulista – secretarias administradas pelo PSB. Para os que relutam em entregar os cargos, Pedro Eugênio manda um recado: “Se alguém não quer sair, que saia do partido”, avisa.

Segundo Eugênio, aqueles que não saírem das pastas estaduais e municipais até o fim do prazo terão que sair do PT. Para o deputado, é impossível continuar na base de um governo que possui dois possíveis candidatos presidenciais (Eduardo Campos e a ex-senadora Marina Silva), que deverão disputar o pleito contra a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), além de possuir um discurso classificado por Eugênio como “antipetista”.  “Tomamos a decisão [de sair do governo], e, no momento, todos concordaram. Se alguém não quer sair, que saia do partido, mas não tem como continuar”, afirmou ao jornal Folha de Pernambuco.

Um dos candidatos à presidência estadual do PT pelo Processo de Eleição Direta (PED), Bruno Ribeiro – que recebe apoio da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), do senador Humberto Costa (PT-PE) –, concordou com as medidas tomadas pelo comando petista. Em nota, Ribeiro afirmou que “Não existe mais espaço para dúvidas, adiamentos ou manobras para protelar nosso posicionamento. Os petistas sabem de que lado devem ficar, mas infelizmente temos sentido essa resistência de alguns em cumprir a determinação”, pontuou.

Ribeiro ainda citou o nome de dois correligionários, questionando se cumpririam o prazo dado pelo partido. “Oscar Barreto [secretário estadual de Agricultura] e Eduardo Granja [secretário de Habitação do Recife] vão cumprir que prazo? O do PT ou o do Governo, que mandou esperarem mais 30 dias”, alfinetou. Já a adversária de Ribeiro no PED, Teresa Leitão, afirmou que a discussão de entrega dos cargos petistas já era “página virada”. “Isso não é mais assunto do PED, temos que discutir outras pautas”, avaliou.

O PT tomou a decisão de sair do governo do PSB após a saída socialista do Governo Federal. Antes do descolamento ser confirmado pelo partido, a CNB afirmou que deixaria a base do PSB, enfurecendo membros de outras correntes, que afirmaram que a saída a corrente era um ato “egoísta e puramente político”. Já o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), afirmou em entrevista que não faria uma reforma no secretariado da capital, e declarou que só substituiria os secretários que quisessem sair devido à uma acomodação dos partidos.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)