De olho em 2014, PT e PTB discutem aliança




PE247 – Embora não haja, até o momento, uma definição acerca do rumo que o PT vai tomar na eleição estadual 2014, petistas garantem, em reserva, que a tendência é o Partido dos Trabalhadores apoiar o senador e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB). Dessa forma, fica cada vez mais remota a possibilidade de o deputado federal e ex-prefeito do Recife João Paulo (PT) ser o escolhido pela legenda para concorrer ao Palácio do Campo das Princesas. Enquanto PT e PTB não dão claros sinais sobre a formação da chapa visando à sucessão do governador Eduardo Campos (PSB), o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) pretende trabalhar a fim de fortalecer o PT pernambucano, e obter o apoio dos petistas para disputar vaga no Senado contra o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) no ano que vem, quando apenas um terço do Senado será renovado.

Após a saída do Partido dos Trabalhadores do Governo Eduardo Campos, oficializada na última segunda-feira (21), membros dos dois partidos (PT e PTB) apostam num diálogo entre as duas legendas, para articular o quanto antes a formação de um palanque com o objetivo de dar musculatura à candidatura da presidente Dilma Rousseff (PT) no estado.

"Se pudermos estar juntos nessa chapa, será ótimo", disse ao Pernambuco 247 Armando Monteiro, cujo partido, o PTB, também deixou a base aliada do PSB no estado. De acordo com o senador, após a saída das legendas do governo, a prioridade é a discussão interna para decidir os rumos das siglas para as próximas eleições. "Não há ansiedade a esse respeito. Ou será uma candidatura PTB-PT ou mais de uma candidatura no campo, onde buscaremos apoio em um eventual segundo turno", relatou Armando.

Caso os partidos decidam por duas candidaturas, um palanque duplo deverá ser montado para apoiar a presidente Dilma. Membros do PT confirmam, em reserva, a existência de uma corrente petista que apoia o nome do deputado Federal João Paulo como cabeça da chapa majoritária. Porém, levando em consideração as movimentações de Armando Monteiro, a tendência é que seja cravada uma aliança entre PT e PTB, tendo o senador como candidato ao Governo do Estado.

Com uma eventual aliança entre petistas e petebistas, especula-se que o progressista Eduardo da Fonte concorra a uma vaga no Senado, segundo o Blog da Folha. Para o deputado, o apoio da chapa PTB-PT seria forte o suficiente para lhe dar chances reais de ser eleger senador de Pernambuco, numa eleição contra o principal nome do PMDB do estado, o ex-governador Jarbas Vasconcelos – nesta eleição, apenas um terço das cadeiras do Senado será renovado, portanto, será eleito somente um senador por estado. De todo o modo, o cenário estadual ainda é embrionário e, a pouco menos de um ano das eleições, nem Armando ou qualquer outro pré-candidato ao governo do Estado tornou oficial alguma candidatura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa