Henrique Ferreira
Folha-PE
Adriano Artoni/Cortesia
Pescadores encontraram na tarde da última segunda-feira (30) um animal de aproximadamente 2,70 metros e cerca de 300 quilos boiando em alto mar da praia de Pau Amarelo, no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR). Os pesquisadores do Projeto Peixe-Boi, responsáveis pela realização da autópsia - ainda não sabem se o bicho é uma baleia, da espécie piloto, ou um golfinho cabeça de melão, ambos sem risco de extinção.
Segundo a veterinária Gláucia Pereira, que examinou o animal ainda na areia, a aparência é de um golfinho cabeça de melão, mas que devido ao avançado estado de decomposição é díficil precisar a informação. “Não temos como confirmar, porque o atual estado de decomposição em que se encontra o bicho impede o parecer. Seria necessário um exame de DNA, porém não iremos fazer”, informou a médica. E concluiu: "o suposto golfinho aparentemente morreu de causas naturais".
Para o ambientalista Adriano Artoni o animal é uma baleia piloto, que se perdeu de um grupo de 30 baleias que encalhou no litoral do Rio Grande do Norte e foi trazido pela maré até Pernambuco. “Já fiz o resgate de outros animais com essas mesmas características e, para mim, trata-se de uma piloto. Também acredito que a baleia morreu após ter se perdido de um grupo, e acabou vindo parar no nosso Litoral. Ela ficou presa em redes de pesca. Como estava muito fraca, não resistiu e morreu”, disse.
Até o início da tarde desta terça-feira (1º), a carcaça ainda estava no local - aguardando a chegada da Prefeitura de Paulista para a remoção. Ela deve ser enterrada nos próximos dias.