Supremo suspende sessão que livrou Donadon

Como era esperado, a Justiça suspendeu a sessão da Câmara Federal que livrou o deputado-presidiário Natan Donadon da possibilidade de cassação do mandato. O ministro Luiz Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu parcialmente o pedido feito pelo líder do PSDB na Casa, Carlos Sampaio, e cancelou os efeitos da reunião plenária que assegurou o direito de Donadon prosseguir como membro do Legislativo.
O motivo para a suspensão da sessão está relacionado à participação de próprio Donadon na votação, algo vedado pelo próprio regimento interno da Câmara Federal.
Todavia, a decisão não é capaz de estabelecer a perda automática do mandato de Natan Donadon. Infelizmente, esse poder está restrito à Mesa Diretora da Câmara Federal, a mesma que antecipou a votação antes da apreciação sobre o voto aberto para qualquer tipo de questão na Casa.

“Pela gravidade moral e institucional de se manterem os efeitos de uma decisão política que (…) chancela a existência de um deputado presidiário (…). A indignação cívica, a perplexidade jurídica, o abalo às instituições e o constrangimento que tal situação gera para os Poderes constituídos legitimam a atuação imediata do Judiciário. Como consequência, suspendo os efeitos da deliberação do Plenário da Câmara”, diz trecho da decisão.

Blog da Folha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa