PT lança candidatura de Bruno Ribeiro

Antônio Assis
0
Blog do Jamildo

Com o auditório do Sindicato das Empresas de Segurança Privada de Pernambuco (Sindespe) lotado de militantes, presidentes de diretórios municipais, prefeitos, deputados e líderes, a tendência petista Construindo um Novo Brasil (CNB) lançou, no fim da tarde desta segunda-feira (23), a candidatura do advogado Bruno Ribeiro para a presidência estadual da legenda, no processo de Eleição Direta (PED). 
Entre os principais líderes petistas, estiveram presentes os deputados federais João Paulo e Pedro Eugênio, atual presidente do PT estadual; a deputada estadual Isabel Cristina; o senador Humberto Costa e o secretário de Transportes do Estado, Isaltino Nascimento.

Bruno vai disputar o cargo com a deputada estadual Teresa Leitão, apoiada pelo ex-prefeiro João da Costa e pelo deputado federal Fernando Ferro. A PED 2013 acontece no dia 10 de novembro.
O encontro durou quase três horas. O clima era de motivação e otimismo. As lideranças fizeram longos discursos – todos bem afinados – , abrandecidos por repentistas que usaram a poesia cantada para narrar a história do PT e homenagear o ex-ministro Luiz Gushiken (ex-ministro da Secretaria de Comunicação no governo Lula, morto recentemente devido a um câncer). 
O nome de Bruno Ribeiro é visto pelo CNB como o protagonista de uma nova fasedo PT em Pernambuco. "Vemos nele a condição política de conduzir o PT de forma certa", disse Pedro Eugênio. A expectativa é de uma eleição tranquila, sem agressões e interferências. "Bruno está fazendo um trabalho de articulação muito bom. Esperamos uma eleição calma e sem problemas", completou.
Animado, João Paulo começou a discursar sendo chamado de "governador” pelos presentes. “Um revolucionário vale mais que mil soldados”, vibrou. O deputado ressaltou a importância da união partidária no PT e não poupou elogios ao postulante.  "Ele foi meu companheiro de luta. Sempre esteve ao lado do povo. Queremos ganhar por unanimidade nesta PED. No entanto, o importante é que tenhamos unidade partidária. Estamos preparados para enfrentar qualquer cenário. A tarefa é árdua, tanto interna como externamente", destacou.
Entre um discurso e outro, a dirigente da bancada leu a mensagem que Teresa Leitão enviou ao concorrente. O texto lamentava a ausência e pedia uma convivência pacífica e construtiva para a legenda. Em seguida, Isabel Cristina lembrou ao público histórias de militância no partido onde as duas estiveramlado a lado e lastimou. “Lamento a deputada não estar na nossa chapa, pois ela tem uma história de luta. No entando, está aliada a pessoas que não preservam essa história”, disse.
A Isabel Cristina ainda se mostrou contra a candidatura da ex-aliada, uma vez que, como deputada, Teresa Leitão não teria disponibilidade de cuidar do partido como ele merece. “Não é justo que o partido tenha um grande projeto a nível nacional e apenas 13 prefeitos em Pernambuco. Precisamos fazer valer a nossa força aqui”, destacou.
Isaltino Nascimento conduziu o seu discurso apelando para o sentimento petista dos militantes e justificou as divergências internas como consequências de “um partido que pulsa”. “Diferentemente dos outros partidos, o PT não tem dono. Todos nós podemos contribuir. Cada um de nós tem que ter orgulho de ser petista. É verdade que temos disputas e divergências, mas estamos indo no caminho certo. Temos encontros, debates, somos vivos”, declarou.
Consciente da situação difícil que o PT vive, Humberto Costa reforçou a responsabilidade de Bruno em gerir o diretório estadual com o objetivo principal: reeleger Dilma Rousseff. De acordo com o senador, tudo que acontece agora em Pernambuco tem uma importância muito grande. “Nosso estado cresceu muito. A situação do PT é difícil e é preciso que o partido recupere sua autoestima e sua serenidade para que essa PED aconteça de forma limpa e sem ofensas”, disse.
Finalizando o encontro, Bruno Ribeiro entusiasmou os presentes prometendo incorporar projetos que são precisos para consolidar uma unidade partidária e garantir condições para lançar um nome petista ao governo de Pernambuco.
“Vamos unir o PT em torno da nossa missão e dialogar com a sociedade para construir um programa de governo que responda às necessidades da população. E é nesse processo que vamos conquistar a legitimidade para apresentar a candidatura do PT ao governo do Estado”, afirmou.
PT RECIFE
Na ocasião, a corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) também lançou a candidatura de Jessé Barros a presidente do PT Recife. Militante e funcionário público do Ministério da Saúde, ele contribuiu com a criação do PT no Estado e participou da primeira gestão da sigla na Prefeitura do Recife e na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)