PT lança candidatura de Bruno Ribeiro

Blog do Jamildo

Com o auditório do Sindicato das Empresas de Segurança Privada de Pernambuco (Sindespe) lotado de militantes, presidentes de diretórios municipais, prefeitos, deputados e líderes, a tendência petista Construindo um Novo Brasil (CNB) lançou, no fim da tarde desta segunda-feira (23), a candidatura do advogado Bruno Ribeiro para a presidência estadual da legenda, no processo de Eleição Direta (PED). 
Entre os principais líderes petistas, estiveram presentes os deputados federais João Paulo e Pedro Eugênio, atual presidente do PT estadual; a deputada estadual Isabel Cristina; o senador Humberto Costa e o secretário de Transportes do Estado, Isaltino Nascimento.

Bruno vai disputar o cargo com a deputada estadual Teresa Leitão, apoiada pelo ex-prefeiro João da Costa e pelo deputado federal Fernando Ferro. A PED 2013 acontece no dia 10 de novembro.
O encontro durou quase três horas. O clima era de motivação e otimismo. As lideranças fizeram longos discursos – todos bem afinados – , abrandecidos por repentistas que usaram a poesia cantada para narrar a história do PT e homenagear o ex-ministro Luiz Gushiken (ex-ministro da Secretaria de Comunicação no governo Lula, morto recentemente devido a um câncer). 
O nome de Bruno Ribeiro é visto pelo CNB como o protagonista de uma nova fasedo PT em Pernambuco. "Vemos nele a condição política de conduzir o PT de forma certa", disse Pedro Eugênio. A expectativa é de uma eleição tranquila, sem agressões e interferências. "Bruno está fazendo um trabalho de articulação muito bom. Esperamos uma eleição calma e sem problemas", completou.
Animado, João Paulo começou a discursar sendo chamado de "governador” pelos presentes. “Um revolucionário vale mais que mil soldados”, vibrou. O deputado ressaltou a importância da união partidária no PT e não poupou elogios ao postulante.  "Ele foi meu companheiro de luta. Sempre esteve ao lado do povo. Queremos ganhar por unanimidade nesta PED. No entanto, o importante é que tenhamos unidade partidária. Estamos preparados para enfrentar qualquer cenário. A tarefa é árdua, tanto interna como externamente", destacou.
Entre um discurso e outro, a dirigente da bancada leu a mensagem que Teresa Leitão enviou ao concorrente. O texto lamentava a ausência e pedia uma convivência pacífica e construtiva para a legenda. Em seguida, Isabel Cristina lembrou ao público histórias de militância no partido onde as duas estiveramlado a lado e lastimou. “Lamento a deputada não estar na nossa chapa, pois ela tem uma história de luta. No entando, está aliada a pessoas que não preservam essa história”, disse.
A Isabel Cristina ainda se mostrou contra a candidatura da ex-aliada, uma vez que, como deputada, Teresa Leitão não teria disponibilidade de cuidar do partido como ele merece. “Não é justo que o partido tenha um grande projeto a nível nacional e apenas 13 prefeitos em Pernambuco. Precisamos fazer valer a nossa força aqui”, destacou.
Isaltino Nascimento conduziu o seu discurso apelando para o sentimento petista dos militantes e justificou as divergências internas como consequências de “um partido que pulsa”. “Diferentemente dos outros partidos, o PT não tem dono. Todos nós podemos contribuir. Cada um de nós tem que ter orgulho de ser petista. É verdade que temos disputas e divergências, mas estamos indo no caminho certo. Temos encontros, debates, somos vivos”, declarou.
Consciente da situação difícil que o PT vive, Humberto Costa reforçou a responsabilidade de Bruno em gerir o diretório estadual com o objetivo principal: reeleger Dilma Rousseff. De acordo com o senador, tudo que acontece agora em Pernambuco tem uma importância muito grande. “Nosso estado cresceu muito. A situação do PT é difícil e é preciso que o partido recupere sua autoestima e sua serenidade para que essa PED aconteça de forma limpa e sem ofensas”, disse.
Finalizando o encontro, Bruno Ribeiro entusiasmou os presentes prometendo incorporar projetos que são precisos para consolidar uma unidade partidária e garantir condições para lançar um nome petista ao governo de Pernambuco.
“Vamos unir o PT em torno da nossa missão e dialogar com a sociedade para construir um programa de governo que responda às necessidades da população. E é nesse processo que vamos conquistar a legitimidade para apresentar a candidatura do PT ao governo do Estado”, afirmou.
PT RECIFE
Na ocasião, a corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) também lançou a candidatura de Jessé Barros a presidente do PT Recife. Militante e funcionário público do Ministério da Saúde, ele contribuiu com a criação do PT no Estado e participou da primeira gestão da sigla na Prefeitura do Recife e na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Paulista, Ramos define turismo como uma das prioridades no programa de governo

Bolsa Família não retira mulheres do mercado de trabalho, diz FMI

No domingo de Carnaval, governadora Raquel Lyra acompanha de perto a alegria e tradição dos papangus de Bezerros