Cremepe libera apenas 11 de 43 registros de médicos estrangeiros

Antônio Assis
0
Mariana Almeida_PE247 - O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) anunciou que a liberação de apenas 11 dos 43 registros provisórios de trabalho para os médicos estrangeiros que vieram ao país a partir do programa “Mais Médicos”, do Governo Federal. A informação veio da própria presidente do órgão, Helena Falcão, que retificou a informação dada pela assessoria de imprensa do Cremepe no início da manhã desta segunda-feira (23), de que todos os profissionais teriam o registro emitido ainda nesta segunda. Em todo o país, apenas 61 dos 670 aprovados haviam recebido o registro dos CRMs até o final desta tarde.

O motivo para que menos de um terço dos registros seja emitido nesta segunda, segundo Helena, é o tempo de chegada desigual dos médicos no Brasil. “Estamos emitindo apenas 11 porque os médicos não chegaram ao mesmo tempo. Vamos analisar as documentações de cada grupo de médicos que chegou, para então emitir o registro”, declarou a presidente. Os estrangeiros que não conseguiram o registro e que deveriam começar o trabalho já nesta segunda devem esperar até que o documento seja emitido, apesar de ainda não haver previsão para quando isto deverá acontecer. “Eles não vão trabalhar sem esse registro”, afirmou Helena.

O Cremepe sempre havia se posicionado contra a emissão dos registros sem que o Ministério da Saúde divulgasse os dados dos locais onde os médicos trabalhariam e as informações dos tutores que serão responsáveis por fiscalizar os atendimentos dos estrangeiros. Apesar da emissão dos documentos pelo conselho, o Ministério da Saúde ainda não divulgou os dados. “Vamos emitir o registro mesmo sem as informações dadas devido a um acordo feito com a Advocacia-Geral da União (AGU). Emitimos o registro em 15 dias, prazo estipulado pelo Ministério da Saúde, e agora estipulamos nosso próprio prazo, também de 15 dias, para a divulgação destes dados”, declarou Helena.

Ainda nesta segunda, dois médicos devidamente registrados no programa chegaram ao município de Brejo da Madre de Deus, a 200 quilômetros do Recife. A chegada dos profissionais foi considerada um evento pelos habitantes da cidade, famosa durante a Semana Santa devido à encenação da Paixão de Cristo, mas tranquila no resto do ano. "Tem muito médico que nem olha para a gente. Nossa saúde precisa de profissionais que deem valor ao ser humano. Não importa de onde seja, desde que seja bom profissional", disse a dona de casa Maria Eunice Ferreira, 51. "Confiem em nós. Nós somos cubanos, mas temos capacidade para atender toda a população e a população tem que confiar em nós", afirmou Alberto Vicente, de 43 anos. Alberto e Teresa Rosales, de 47 anos, prometem trabalhar com afinco pela saúde da região. "[Acomunidade pode esperar de nós] o melhor. Vamos trabalhar muito, tratando de melhorar a saúde deles. Sempre vai ser assim", afirmou Teresa.

No Brasil, menos de 10% dos médicos vindos do programa receberam o documento nesta segunda-feira. Dos 670 profissionais estrangeiros, apenas 61 receberam o documento. O começo do trabalho dos médicos, programado anteriormente para o último dia 16, foi adiado para esta segunda devido aos impasses com as entidades médicas. Segundo as agências dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), nesta terça-feira (24), ao menos 27 novos registros devem ser emitidos, entre o Ceará e a Paraíba.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)