Armando critica gestão de Eduardo Campos

Débora Duque
JC Online


Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Em uma nova ofensiva para fortalecer sua candidatura ao governo do Estado, o senador Armando Monteiro (PTB) mirou, nesta terça-feira (24), a gestão do governador Eduardo Campos (PSB). Apesar de ainda integrar a base aliada, o petebista afirmou que Pernambuco está “longe” de figurar no clube dos Estados mais “desenvolvidos” e que ainda amarga indicadores sócio-econômicos “deprimentes” e “constrangedores”.
“Há uma posição bastante perigosa. Aquela de que já ingressamos no paraíso, no patamar da prosperidade e do crescimento. Que já estamos no clube dos Estados mais desenvolvidos. Isso está longe de ser verdade. Pernambuco ainda ostenta indicadores que, se não são deprimentes, são constrangedores”, disse, durante o ato de filiação do ex-conselheiro do TCE, Romário Dias, na sede do PTB.
Armando citou, como exemplo, a 19º posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano, a baixa participação no PIB nacional (2%) e nos índices de exportações do País (0,5%). 


“Temos o 19º IDH do Brasil. No Ideb, que mede o desenvolvimento do sistema educacional do Brasil, temos os colocados muito aquém de outros Estados. Sem desconhecer esse tempo de dinamismo e prosperidade, temos que lembrar sempre que Pernambuco é representa pouco mais de 2% do PIB nacional e 0,5% das exportações”, acrescentou. O senador também criticou as desigualdades intra-regionais o Estado. “O Pernambucano que vive no Sertão representa apenas 1/3 da renda do Pernambucano da área metropolitana”.
Foi a primeira vez, desde que passou a comporta-se como pré-candidato ao governo do Estado, que Armando direcionou críticas diretas ao governo do PSB. Na ocasião, ele ainda voltou a questionar a hegemonia socialista no estado. “Não há melhor forma de servir a Pernambuco senão afirmando outras forças políticos no estado para que se possa ter um mínimo de equilíbrio”, frisou. 
O ato foi acompanhado pelo deputado federal João Paulo (PT), cotado nos bastidores para compor uma chapa majoritária com Armando em 2014. No evento, o senador derramou elogios ao petista. “Qualquer que seja nosso destino, é muito importante estar ao seu lado nesse processo. Sua figura confere, indiscutivelmente, legitimidade a qualquer projeto político que se construa em Pernambuco”, disse. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Paulista, Ramos define turismo como uma das prioridades no programa de governo

Bolsa Família não retira mulheres do mercado de trabalho, diz FMI

No domingo de Carnaval, governadora Raquel Lyra acompanha de perto a alegria e tradição dos papangus de Bezerros