Carol Pacobahyba
Folha de Pernambuco
A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou nesta sexta-feira uma audiência pública para debater questões relacionadas à anistia. A sessão foi presidida pelo deputado Zé Maurício (PP) e contou com grande participação popular, incluindo pessoas que aguardam a reintegração.
Para Zé Maurício, a anistia é o primeiro gesto para a redemocratização do País. “Hoje, passados tantos anos, são muitas as vítimas e também, as dificuldades para a realização da anistia em sua plenitude, com a realização dessa audiência a Alepe abre o espaço para a discussão e para o clamor dos ainda não contemplados pela anistia”, destacou.
Em discurso, Zé Maurício informou que anistia foi um dos primeiros gestos para a redemocratização do País. Por pressão da opinião pública, o governo Figueiredo assinou o decreto que anistiava os perseguidos políticos. Dentre os que participaram da mesa, durante a realização da audiência, estavam o deputado federal Fernando Fero (PT), além de lideranças sindicais de todo o País.