
JC Online
Mesmo com uma interrogação sobre o possível lançamento de uma candidatura ao governo do Estado, em 2014, o PSDB pernambucano resolveu intensificar os preparativos para a próxima eleição. Uma das estratégias passa pela realização de encontros, até o fim do ano, em cada uma das regiões do Estado, envolvendo medalhões tucanos e políticos locais. A série de reuniões de mobilização se inicia, hoje à tarde, em Caruaru, com a presença do presidente estadual do partido, Sérgio Guerra.
O principal objetivo é preparar as chapas proporcionais e também repassar orientações sobre a campanha presidencial do senador Aécio Neves (PSDB). “Vamos reunir as bases do partido nos municípios, tratar das questões de chapas e discutir o momento brasileiro com essas manifestações. A questão majoritária no Estado está diretamente atrelada ao cenário nacional”, explicou Guerra.
Segundo o secretário-geral, Betinho Gomes, não há indicativo, até o momento, de que a legenda sairá do campo da oposição em nível estadual. Em relação à eleição proporcional, a principal preocupação é a montagem da chapa à Câmara Federal. O diagnóstico é de que não será possível, neste caso, abrir mão de uma coligação. “Na eleição para deputado estadual, temos uma situação mais favorável e podemos disputar sem coligação. Já a equação para federal é mais complexa”, justificou Betinho, deputado estadual.
Até o final do ano, cidades do Sertão, Mata e Região Metropolitana sediarão encontros semelhantes. O PSDB também trabalha para organizar uma visita do senador e presidenciável Aécio Neves (PSDB) ao Estado, pré-agendada para setembro.