Nesta segunda-feira, o vereador André Régis divulgou um vídeo mostrando a decadência e deterioração do teatro do Parque e usou a tribuna da Câmara Municipal do Recife para denunciar o abandono. “A casa de espetáculos inaugurada em 1915 e que completará 100 anos está sofrendo as consequências do descaso, da falta de manutenção e da indiferença do poder público para com o patrimônio histórico do Recife”.
Régis se disse perplexo com o quadro de destruição do Teatro do Parque que há três anos não realiza qualquer espetáculo e cujo interior está sendo depredado por cupins, ratos, baratas, infiltrações, ameaças de desabamento, num cenário que causa revolta. Estão matando o teatro e cometendo um crime contra a história do Recife e de Pernambuco”.
Em seu pronunciamento, ele enumerou as recentes fases do Teatro do Parque destacando o projeto seis e meia, o projeto Pixinguinha, espetáculos artísticos de dança, exibição de filmes, e uma série de eventos que constavam na agenda do teatro quando suas portas estavam abertas para a população ter acesso a apresentações com ingressos de baixo custo, fomentando assim a vida cultural da nossa cidade.
“Nesse momento, com infiltrações e sérias ameaças à sua estrutura, o desgaste está destruindo tudo aquilo que existia em seu interior como a mobília, o palco, a tela de cinema, o sistema de ar condicionado, o teto os lustres, ou seja, nós teremos muito em breve apenas as ruínas do que já foi um belo teatro orgulho de todos os recifenses, destruído pelo descaso das ultimas gestões municipais e que continua agora fechado e abandonado”.
Em aparte ao seu colega da bancada oposicionista, a vereadora Priscila Krause fez votos para que “o grave problema do teatro do Parque venha a ser objeto de intervenção da secretária de Cultura, Leda Alves”, a quem ela prestava homenagem por considera-la a dama do teatro pernambucano e uma das personalidades mais identificadas com as questões da cultura no Recife e no estado.