Em encontro, comissão que discute transporte começa a detalhar planos de ação

Antônio Assis
0
Geison Macedo
Folha-PE

Durou pouco mais de duas horas o primeiro encontro entre vereadores da Comissão Especial Para Discutir o Transporte Público do Recife e integrantes da Frente de Luta pelo Transporte Público. Na reunião, ocorrida a portas fechadas no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, no bairro de Santo Antônio, foram colocadas à mesa as principais propostas e avaliadas ponderações de ambas as partes que nortearão as atividades do grupo de trabalho que vai discutir a viabilidade da implantação do Passe Livre, entre outros itens. Para dar andamento aos trabalhos e agilizar a confecção de um relatório que será apresentado às autoridades, duas pessoas se dedicarão ao assunto, sendo um especialista em mobilidade e um secretário.
Peu Ricardo/Folha de Pernambuco
Reunião foi realizada na OAB-PE a portas fechadas
Considerada produtiva por vereadores e líderes do movimento que reivindica um melhor transporte, a reunião serviu para detalhar alguns pontos importantes, como o restabelecimento do diálogo entre as partes. Para Pedro Joseph, a frente da Luta pelo Transporte Público, os encontros ajudarão na busca por um entendimento, perdido no fechamento das conversas por parte do presidente da Câmara Municipal do Recife, Vicente André Gomes (PSB). “Essa reunião de hoje foi mais uma obrigação moral da Câmara de nos receber. Vicente acordou uma série de situações, não cumpriu e ainda fechou o acesso do movimento”.



Um dos pontos acordados com os vereadores da Comissão, é que os encontros com as entidades envolvidas na luta pelo transporte aconteçam na Câmara de Vereadores. “Não vamos aceitar que seja realizada em outro lugar”, declarou Pedro, que diz ter ficado surpreendido com os políticos presentes após afirmarem desconhecer a pauta do grupo. No entanto, segundo ele, todos os parlamentares são a favor da implementação do passe livre para estudantes e trabalhadores desempregados. As reuniões da comissão acontecerão às terças-feiras. O próximo encontro dos vereadores e membros da Frente de Luta pelo Transporte Pernambuco será no dia 12 de setembro.
Procurado para comentar o resultado do encontro e a acusação da Frente sobre tal desconhecimento em relação às reivindicações, o presidente da Comissão Especial Para Discutir o Transporte Público do Recife, Jayme Asfora (PMDB), declarou que nenhuma lista oficial foi entregue à Câmara, e que tinha conhecimento da pauta apenas através da imprensa. “Não recebemos nenhuma pauta informalmente. Essas solicitações não podem ser passadas ‘de boca’”. Porém, apesar do pequeno entrevero, o vereador pontuou a importância do restabelecimento do diálogo. “O impasse entre a Frente de Luta pelo Transporte e a Câmara foi resolvido”.
Durante os trabalhos, opiniões de diversos especialistas em mobilidade e transporte público serão levadas em consideração na elaboração do relatório, que tem um prazo de 90 dias para ser entregue, prorrogáveis por mais 90. Porém, para dar uma resposta mais rápida à população, os vereadores pretendem concluir os trabalhos em 45 dias. “Pretendemos ouvir outros setores, como a Urbana-PE, a Comissão de Mobilidade da OAB, professores e Grande Recife, entre outros".
Além de Jayme, estiveram presentes na reunião os vereadores Raul Jungmann, Eurico Freire, Marcos Aurélio, Isabella de Roldão e Wanderson Florêncio, todos integrantes da Comissão. 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)