Deslizamento de barreira gera polêmica entre Prefeituras

Antônio Assis
0
Marília Neves
Folha-PE

A situação dos moradores desalojados devido à queda de barreira na região de divisa municipal entre Recife e Jaboatão dos Guararapes, neste domingo (18), virou uma polêmica entre as prefeituras das duas cidades. Enquanto o superintendente da Defesa Civil de Jaboatão, coronel Williams Carvalho, declara que a ajuda de custo para moradia e demais despesas com as vítimas são de responsabilidade do Recife, o secretário executivo da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir), Adalberto Freitas, afirma que o tema ainda será definido. Ele ressalta que até a deliberação ser tomada juridicamente, ambas as equipes permanecerão em colaboração.

Segundo Williams, a própria Codecir já assumiu a responsabilidade ao coordenar os procedimentos no local do acidente, deixando para as autoridades jaboatanenses apenas o papel de auxiliadora. “Nós oferecemos todo o apoio de pessoal e equipamentos para retirada dos escombros, mas quem estava à frente das operações era a Codecir”, relata. “Inclusive nós não possuímos o cadastro das vítimas, tudo está nas mãos deles. Todas as questões de alimentação e abrigo já foram feitas por Recife”, completou.
Adalberto, entretanto, prefere focar no trabalho conjunto dos municípios. “Desde os primeiros momentos estamos auxiliando as vítimas desta tragédia, mas há uma dúvida recorrente sobre a responsabilidade. Enquanto isso não é definido, permanecemos atuando juntos”, explica o secretário, que completa: “naquele lugar, por exemplo, todas as contas de energia são vinculadas a Jaboatão”.
Ao todo 14 famílias foram removidas da zona atingida. Elas receberam cestas básicas e colchões da Prefeitura do Recife e foram encaminhadas para casas de parentes.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)