Dos 113 deputados federais e estaduais pernambucanos e vereadores do Recife, 75% estão no Twitter. Apesar de a grande maioria dos parlamentares do estado estar presente na rede social, a interação deles com seus pares e eleitores ainda deixa a desejar. Muitos dos perfis não são atualizados com frequência. Outros são usados pelos assessores e vários deles apenas divulgam links. Levantamento feito pelo Diariomostra que a maior parte aderiu ao microblog antes das eleições em que concorreriam aos cargos que exercem atualmente e só 23% dos legisladores tuitaram no mês de agosto.
Passadas algumas semanas dos maiores protestos que tomaram conta das ruas das principais cidades do país neste ano, não há dúvidas sobre a importância das redes sociais para a mobilização dos manifestantes. Não apenas isso. Twitter e Facebook, principalmente, têm se transformado em ambientes propícios para discussões e divulgação de ideias sobre o atual momento do país. Dos 53,5 milhões de brasileiros na internet, 86% usam algum tipo de microblog e rede social. Mesmo assim, os legisladores pernambucanos parecem preferir manter “distância” das ferramentas, com algumas exceções.
Os deputados federais são os mais presentes no Twitter. Apenas um deles, Gonzaga Patriota (PSB), não tem conta no microblog. Mas a atuação é bastante variada. Dos 24 com contas, 20 tuitaram em 2013, mas só 11 em agosto. O deputado Silvio Costa (@SilvioCosta1410), do PTB, aderiu ao Twitter em 2010 e, naquele ano, encerrou as postagens. Outros três não tuítam desde 2012: José Augusto Maia (@joseaugustomaia), Pastor Eurico (@PastorEurico) e Raul Henry (@RaulHenry).
Entre os 36 deputados estaduais que têm conta no microblog, a maior parte, 20 parlamentares, tuitou neste ano, sendo que 18 deles realmente usam o Twitter com frequência. Os vereadores, proporcionalmente, são os que menos usam o microblog. Dos 39 integrantes da Câmara do Recife, 25 têm conta no Twitter e, desses, só três tuitaram em agosto. Outros sete publicaram tweets em julho.
Na pesquisa feita pelo Diario é possível conferir os legisladores com mais seguidores, os mais atuantes, os que mais interagem com os seguidores e também informações como o dia da semana preferido para publicar tweets e as plataformas mais utilizadas.