665 pessoas inscritas no programa Participa Recife, que substitui o Orçamento Participativo

Antônio Assis
0
Aline Moura
Diário de Pernambuco


Apesar das paralisações previstas para esta sexta-feira (30), o prefeito Geraldo Julio (PSB) manteve a agenda administrativa e lançou, nesta manhã, às 11h, o programa Participa Recife, que substituirá o Orçamento Participativo criado desde 2001. O evento contou com a presença de 665 pessoas que se inscreveram para participar de sete fóruns de debates. O ato aconteceu no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, e contou com a presença de todo o secretariado além de vereadores da base aliada.

O projeto prevê uma escuta popular dos diversos segmentos da sociedade. As sugestões serão colhidas hoje, neste sábado (31) e no próximo domingo (1º). Hoje, por exemplo, esteve no centro dos debates as RPAs 6 e 1. Amanhã, será a vez da RPAs 4 e 5, enquanto no domingo, a prefeitura discutirá problemas das RPAs 2 e 3. 
As discussões seguem à tarde com debate dos seguintes temas: educação; saúde; segurança urbana; manutenção, ordenamento e mobilidade; infraestrutura, saneamento e habitação, desenvolvimento social e cidadania; nova economia, turismo, cultura e lazer. 

O evento começou por volta das 10h30 com a apresentação de um vídeo de nove minutos sobre a história da participação popular do Recife. O áudio visual ainda mostrou como se deu a organização popular no início do governo Lula (PT) e no de Eduardo Campos (PSB) mostrando a imagem de ambos. As imagens de Lula foram bastante enfatizadas e Dilma apareceu por alto. 

O secretário de Participação Popular, Sileno Guedes, ressaltou que, apesar da mudança no modelo, 779 projetos estão sendo elaborados de 1045 obras e ações pendentes do programa Orçamento Participativo. 

O prefeito Geraldo Julio, por sua vez, acrescentou que o momento era para ouvir. “Mais de 350 entidades representativas estão aqui e vamos escutá-las, porque ninguém é dono da verdade e eu não sei tudo que precisa ser feita”.  

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)