Thulio Falcão
Folha-PE
Com a proximidade da Copa das Confederações, a Polícia Federal apresentou na manhã desta sexta-feira (07) um esquema de segurança para os jogos. A partir da próxima semana, agentes do Grupo Especializado de Bombas e Explosivos (GBE) e Esquadrão Antibombas da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) irão vistoriar hotéis, carros e a Arena para detectar possíveis ameaças ao evento.
Por isso, Pernambuco terá robôs antibombas de última geração, traje antifragmentos e kits de atuação remota para prevenção de casos. "São oito trajes de antifragmentos - quatro adquiridos pela Polícia Federal e quatro pela Polícia Militar - e três robôs, sendo um emprestado da polícia do Rio Grande do Norte", disse o perito criminal da Polícia Federal Laplace Medeiros.
Os trajes pesam 37 quilos e serão utilizados quando os robôs, controlados de forma remota, não consiga desarmar a bomba. "O traje protege todo o agente, exceto as mãos, que precisam estar livres para manuseio do equipamento", comentou o tenente da CIOE Hugo Spagnol.
As ações protocolais de segurança serão conduzidas de forma integrada entre os órgãos da PF. Em diversos pontos do Recife, bases do CIOE servirão de apoio. "A Central de Inteligência estará monitorando câmeras pela cidade e as informações serão repassadas para essas bases e diante a necessidade, as centrais serão acionadas", explicou o perito criminal Laplace Medeiros.
Confira um vídeo do robô