Pesquisa aponta Dilma na primeira posição em PE

PE247 – Em meio à eleição presidencial mais antecipada da história do país, a presidente Dilma Rousseff (PT) lidera as intenções de voto em Pernambuco, o principal reduto do governador Eduardo Campos (PSB), que pode disputar o Palácio do Planalto em 2014, embora ainda seja aliado oficial da petista. Enquanto a chefe do Executivo federal assegura a primeira posição, com 44,6% dos votos no Estado, o pessebista aparece em segundo com 33,7%. Por outro lado, o gestor tem o menor índice de rejeição entre os quatro principais pré-candidatos à Presidência e a melhor avaliação de governo entre os pernambucanos. A pesquisa é do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB).

De acordo com o levantamento, na terceira posição figura a ex-ministra de Meio Ambiente Marina Silva, da Rede Sustentabilidade, com 5,9%, e, na quarta, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), com 3% do eleitorado. Brancos e nulos somaram 6,6% e indecisos, 6,2%.

No quesito rejeição, o governador tem o menor percentual, com 9,3% entre os quatros principais pré-candidatos à Presidência da República. O senador Aécio Neves é o mais rejeitado, com 26,3%. Na segunda colocação está Marina Silva (19,1%), seguida da presidente Dilma Rousseff (10,4%), em quarto. Dentre os entrevistados, 6% disseram que não votariam de forma alguma em todos os nomes citados e 28,9% afirmaram que não rejeitam nenhum dos presidenciáveis.

Quando está em jogo a avaliação de governo, Campos também aparece em primeiro lugar, pois 78,1% dos pernambucanos aprovam a sua gestão. Já a presidente Dilma é aprovada em Pernambuco por 72,7% dos entrevistados.

O instituto ouviu duas mil pessoas de 14 a 17 de junho, em 80 municípios dos 184 municípios do Estado, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa