Mino Carta lança livro sobre o Brasil em Recife

Antônio Assis
0

Mino Carta fala da sua vida em formato ficcional na obra

Divulgação


JC Online


Dizem que, quando algo é muito irreal ou bastante complexo, é melhor tentar compreendê-lo abandonando os fatos e partindo para a ficção. O que o jornalista genovês radicado no Brasil Mino Carta fez foi a alquimia de suas vivências em um romance de nome ousado: O Brasil, que ele lança no Recife hoje, a partir das 19h, na Livraria Saraiva do RioMar Shopping. Quem apresenta a obra na ocasião é o jurista e escritor José Paulo Cavalcanti. A entrada é gratuita.

Criador das revistas Veja e Carta Capital e dono de um vasto currículo no jornalismo brasileiro, Carta traz para o romance seu olhar político da história do Brasil, que ele viveu como jornalista. A obra começa com a morte de Getúlio Vargas, “o tiro que a gente vai escutar por muito tempo”, como diz um personagem ao filho e chega até a redemocratização. O posfácio é de Alfredo Bosi.
Ao contrário do que se possa esperar, Carta foge de fazer uma romance de memórias. Ele utiliza sua experiência para criar vários personagens, que se relacionam de forma particular com a história e que tem destinos diferentes. Eles formam uma espécie de resumos dos tipos clássicos da vida política brasileira, alguns retratados ironicamente, outros com um olhar sentimental.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)