Zumbi dos Palmares será entregue no dia 20

Antônio Assis
0

PE247 – O segundo navio construído pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS), o Zumbi dos Palmares, será entregue no dia 20 deste mês. De acordo com uma fonte do Governo Federal, a data foi escolhida porque coincide com a vinda da presidente Dilma Rousseff (PT) ao Estado para a inauguração da Arena Pernambuco. O petroleiro está orçado R$ 424,6 milhões, um acréscimo de 24% em relação ao custo inicial, que era de R$ 317 milhões. Conforme a Transpetro, braço logístico da Petrobrás, o aumento no orçamento será arcado pelo estaleiro.

Durante a realização do testes de mar, no final de março, o Zumbi dos Palmares apresentou problemas no leme e teve que passar por alguns ajustes. A embarcação tem 274,2 metros (m) de comprimento, 51,6 m de altura e 48 m de largura e capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo.

O navio era para ter sido entregue em 2011, porém o atraso de quase dois anos na entrega do primeiro navio, o João Cândido, afetou o cronograma dos outros petroleiros. Em consequência desse atraso, a Transpetro elaborou um documento exigindo a apresentação de um novo parceiro tecnológico – agora é a IHI Marine United Inc.(IHIMU) - Divisão de Construção Naval Offshore da Ishikawajima-Harima Heavy Industries, sediada no Japão e controlada pelo grupo Mitsui, já que a Samsung havia deixado o empreendimento -, além da apresentação de um cronograma confiável para a finalização dos navios e um projeto de engenharia dos petroleiros.

Depois de cumprir as determinações da estatal, que havia suspendido o contrato de 16 dos 22 petroleiros encomendados ao empreendimento, o EAS ficou com a responsabilidade de entregar as dez primeiras embarcações do tipo suemax até 2016. Agora, a Transpetro negocia com o estaleiro o cancelamento da suspensão dos seis navios restantes. O EAS tem a missão de construir 22 navios encomendados pela subsidiária, cuja iniciativa faz parte do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef).

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)